Secretaria da Educação anuncia novo concurso para professores e funcionários de escolas

-

Um novo concurso público para o magistério gaúcho será realizado entre o fim deste ano e o início de 2013. Desta vez, além das vagas para os professores, o concurso irá oferecer também vagas para os funcionários de escolas. O anúncio foi feito, na tarde de quinta-feira (17), pelo secretário estadual de Educação (Seduc), Jose Clovis de Azevedo, após comentar, em entrevista coletiva, o baixo índice de aprovação do concurso realizado no dia 15 de abril. Dos 63.782 candidatos que realizaram a prova, 5.224 (8,2%) foram aprovados.

“O próximo concurso do magistério terá a mesma estrutura deste. O dos funcionários também será inovador para atender os novos moldes da educação de qualidade”, informou Azevedo.

A lista com os resultados das provas objetivas do concurso público para o magistério estadual está disponível no site www.fdrh.rs.gov.br. No mesmo endereço eletrônico, os candidatos podem consultar a pontuação por prova, a pontuação total e a nota parcial por meio do CPF.

Questionado sobre o baixo número de aprovados e pelo fato de muitos não aprovados estarem atuando nas escolas através de contratos temporários, o secretário ponderou: “o fato do professor não passar no concurso não significa necessariamente que o candidato seja um mau professor”.

Sobre as causas para a baixa aprovação, Azevedo avaliou que um conjunto de fatores deve ser considerado, mas que fica evidente a necessidade de reflexão sobre a formação dos professores. “Não se trata de responsabilizar ninguém, mas de se constatar uma situação que precisa ser superada. Precisamos pensar na formação de uma maneira articulada. Os professores que não passaram talvez não tenham a formação adequada para a realidade da escola pública”, concluiu.

A classificação final será divulgada após a Prova de Títulos (que equivale a 20% da pontuação total), etapa posterior à avaliação dos recursos. Os candidatos devem acompanhar a divulgação dos prazos no site da FDRH. O Departamento de Recursos Humanos da Seduc deve nomear os aprovados a partir do mês de agosto.

Fonte: Governo do Estado do RS

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes