Secretaria de Saúde realiza orientação para combate ao mosquito da dengue

-

Trabalho dos agentes teve apoio de militares. (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

As equipes da Secretaria de Saúde de Venâncio Aires – agentes de saúde e de endemias – realizam durante todo o sábado, 23, uma ação de combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, que também é transmissor do zika vírus e da febre chikungunya.

É a primeira ação intensificada de prevenção, pois o município está em uma lista de mais de 320 cidades gaúchas consideradas infestadas pelo mosquito, após relatório de fevereiro, quando foram confirmados dois focos da larva do mosquito, no bairro Aviação.

Não há casos confirmados da doença, mas a Prefeitura quer prevenir o alastramento dos focos. Os participantes percorrem locais que foram apontados como infestados em mapeamento já realizado pela Saúde. Segundo o coordenador dos agentes de endemias, João Stahl, o trabalho foi pensando na orientação. “As agentes já fazem esse trabalho rotineiramente, mas é preciso intensificar. Todas as residências visitadas incluirão uma base de dados que serão encaminhados à Secretaria Estadual de Saúde.”

MILITARES

Conforme Stahl, neste sábado um total de 10 ruas serão percorridas, no sentido oeste-leste da cidade, entre a Tiradentes e a RSC-453. São 12 agentes (entre saúde e endemias) e 10 soldados do do Exército. Os integrantes do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), de Santa Cruz do Sul, acompanham as visitas para balizar o trabalho. “Tem muita gente que fica desconfiada, se realmente é um agente que está visitando a casa. Então esse acompanhamento é para ser uma ação mais efetiva, para mostrar a seriedade do trabalho”, explica o coordenador dos agentes de endemias.

Estão previstas mais duas investidas para inspeções em residências: nos dias 30 de março e 6 de abril, os dois próximos sábados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes