Segue investida contra o Aedes

-

Em dois sábados, mais de 1 mil casas já foram visitadas (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura de Venâncio Aires)

No segundo fim de semana de ações contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika vírus e a febre chikungunya – os agentes de saúde e de endemias, acompanhados de militares, percorreram novos trechos de ruas de Venâncio Aires.

Dessa vez, o roteiro passou por residências nas ruas Herval Mirim, Engenheiro Henrique Vila Nova, Marechal Floriano, Senador Pinheiro Machado, 15 de Novembro, 13 de Maio, Duque de Caxias, Conde D’Eu, Voluntários da Pátria e Barão do Triunfo. Assim como na semana anterior, as visitas contaram com a participação de soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), de Santa Cruz do Sul.

Segundo o coordenador dos agentes de endemias, João Arthur Stahl, diferente do primeiro sábado de ações, em 23 de março, os agentes não encontraram problemas mais graves em relação à água parada. “Mas percebemos alguns acúmulos de lixo em terrenos baldios, sem o devido cuidado. Nesses casos, vamos informar a equipe das obras [Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos] para fazer o recolhimento.”

PREOCUPAÇÃO

No dia 23 de março, em uma residência, no bairro Cruzeiro, chamou a atenção duas bombonas abertas no pátio, com a presença de larvas na água. Em outro ponto da cidade, um posto de lavagem também continha muita água parada e foi necessária aplicação de larvicidas.

Mesmo sem a confirmação de casos da doença, a preocupação segue, principalmente depois que o município apareceu entre as cidades gaúchas consideradas infestadas pelo mosquito. Em fevereiro, foram confirmados dois focos da larva do Aedes, no bairro Aviação.

O trabalho de prevenção prevê mais um roteiro para inspeções em residências: no próximo sábado, 6, os agentes, acompanhados de militares, devem percorrer a cidade no sentido sul-norte, entre as ruas Voluntários da Pátria e a Pedro Grünhauser. Na região do Parque do Chimarrão e Loteamento Eisermann, também devem ocorrer visitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes