Nessa quinta-feira à noite brigadianos já realizaram barreiras na cidade (Foto: Carlos Dickow/Arquivo FM)

Brigada Militar de Venâncio prepara ações específicas que iniciaram nessa quinta-feira, 20, e serão desenvolvidas até a Quarta-feira de Cinzas, 26. De acordo com o tenente Carlos Leandro Altemann Platen, comandante dos 1º e 2º Pelotões da 3ª Companhia, o trabalho visa, principalmente, combater a mistura de álcool e direção. Um etilômetro (bafômetro) será utilizado nas abordagens.

Para realizar estas ações, que se estenderão por todo o município – mas principalmente na área central e onde existir concentrações de pessoas -, a BM contará com reforço considerável. Segundo o tenente Altemann, há um efetivo específico que será utilizado na denominada ‘Operação Visibilidade e Repressão Qualificada’.

A intenção, explica o tenente, é evitar que acidentes de trânsito, como os registrados no Carnaval do ano passado, se repitam. “Lembro de um atropelamento que aconteceu na rua Armando Ruschel, onde o motorista estava tão alcoolizado que nem sabia do acidente”.

Este motorista, segue o tenente Altemann, foi detido e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Em casos como este, a multa é de R$ 2.930, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, se necessário, o recolhimento do veículo. O motorista pode ser preso em flagrante e encaminhado à cadeia.

O oficial ressalta que a recusa da realização do teste do bafômetro não muda os procedimentos, se a pessoa estiver alcoolizada. “Prova testemunhal é suficiente para a retenção da CNH e os demais procedimentos administrativos”, explica.

Além dos brigadianos, fiscais de trânsito atuarão em barreiras móveis com o intuito de coibir que pessoas embriagadas, sem CNH ou com veículos irregulares e com a documentação vencida, circulem pela cidade. Outros ilícitos, como tráfico de drogas e porte de armas também serão combatidos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome