A PROGRAMAÇÃO da Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates foi dedicada, na noite desta quarta-feira, dia 27, às artes cênicas. O palco do Teatro do Centro Cultural recebeu a peça “Incidente em Antares”, do Grupo Cerco – uma adaptação da segunda parte do romance homônimo de érico Veríssimo. O evento, que lotou o local, foi promovido pela Univates em parceria com o Sesc.

No início da noite, a diretora do CCHS, professora Fernanda Pinheiro Brod, e a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Daiani Clesnei da Rosa, saudaram os presentes e agradeceram o envolvimento de todos com a realização da Semana Acadêmica. Além disso, elas também falaram sobre a importância dos eventos culturais para complementar o conhecimento obtido em sala de aula.

Foto: Tuane Eggers / AI UnivatesEspetáculo do Grupo Cerco adaptou segunda parte do romance homônimo de érico Veríssimo.
Espetáculo do Grupo Cerco adaptou segunda parte do romance homônimo de érico Veríssimo.

A história retratada no roteiro do espetáculo se passa, no contexto pré-ditadura militar do Brasil, na cidade de Antares – um lugar fictício no interior do Rio Grande do Sul. Em 1963, uma greve geral paralisa a cidade. Dois dias depois, em uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem por diferentes motivos e não são sepultadas. Como os coveiros também estão em greve, os defuntos ficam revoltados, levantam-se e reclamam por seu enterro, invadindo a cidade com seus corpos putrefatos.

Nesse contexto, vivos e mortos passam a discutir em praça pública a vida social e política de Antares, vasculhando a intimidade de parentes e amigos, desvelando a hipocrisia das autoridades e dos habitantes locais. Essas revelações poderiam transformar a sociedade e seus indivíduos, no entanto, sucumbem à força da alienação dos interesses políticos de uma minoria.

Foto: Tuane Eggers / AI UnivatesObra aborda a temática do fantástico e do sobrenatural.
Obra aborda a temática do fantástico e do sobrenatural.

“Incidente em Antares” foi o último romance escrito por érico Veríssimo, em 1971. A obra aborda a temática do fantástico e do sobrenatural – o chamado Realismo Fantástico. Com uma crítica extremamente atual, Incidente em Antares é uma alegoria do absurdo contido nas relações de poder.

A PROGRAMAÇÃO da Semana Acadêmica do CCHS prossegue até o próximo sábado, dia 30, com visitas técnicas, atividades esportivas de integração, relatos de experiência de estágio, apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso e diversas oficinas. Além disso, para a área do Direito serão oferecidos a Olimpíada Jurídica e o Simulado do Exame da OAB. Inscrições para os eventos com vagas disponíveis ainda podem ser feitos pelo site www.univates.br/eventos.