Evento contou com representantes de 26 municípios (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Alessandro Castelan e Amanda Somenzi vieram de Bento Gonçalves para participar (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Venâncio Aires sediou nesta quinta-feira, 27, o 1º Seminário de Educação Fiscal. Representantes de quase 30 municípios gaúchos estiveram na Câmara de Vereadores para acompanhar as atividades. Entre eles, Bento Gonçalves, de onde vieram Alessandro Castelan e Amanda Somenzi, que atuam na Secretaria da Fazenda do município da Serra.

Eles contam que lá também há um grupo de educação fiscal, a exemplo de Venâncio Aires, o qual atua em escolas e entre os próprios setores da Administração de Bento Gonçalves. “Buscamos cada vez mais agregar conhecimento e cogitamos também realizar um seminário. Vamos principalmente nas escolas, que é onde tudo começa, na formação das crianças”, destacou Alessandro Castelan.

O grupo de educação fiscal de Bento Gonçalves ainda é recente em comparação com Venâncio, o qual atua desde 2009. Uma das integrantes é a fiscal tributária da Fazenda de Venâncio, Roberta Gomes. Para ela, o município “está no caminho” quando o assunto é educação fiscal. “O objetivo é disseminar isso, a consciência coletiva, a participação nas discussões públicas, no orçamento e ajudar a fiscalizar a aplicação dos recursos.”

Roberta reforça ainda a importância da participação dos demais setores. “Não é apenas uma questão fazendária. Por isso outras secretarias participam. Realizamos palestras e ações nas escolas e isso tem contribuído muito.”

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta, 28.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome