SME define normas para recuperar alunos infrequentes

-

A Secretária de Educação realizou duas reuniões nas últimas semanas para definir novas normas para alunos que não frequentam regularmente a sala de aula e definiram como seria desenvolvido um curso de capacitação para professores.

Desde 27 de fevereiro, existe um termo de cooperação que foi assinado por nove instituições escolares da rede municipal de Venâncio Aires. Neste, constam novas regras para alunos infrequentes nas salas de aula, pois o objetivo é manter crianças e jovens de até 18 anos dentro da escola. é dever da escola resgatar os alunos que obtém cinco faltas consecutivas ou 20% de infrequência no mês, ambos não justificados,. Quando isso não for possível, o colégio deve preencher a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficae) e encaminhar ao Conselho Tutelar. Porém, se em duas semanas o órgão não conseguir trazer o estudante de volta aos estudos, deve passar o caso para o Ministério Público.

Segundo a Coordenadora Pedagógica Alice Theis, todo aluno têm direito a um plano de recuperação da frequência e aproveitamento. O aluno deverá realizar as atividades em sua casa para recuperar o conteúdo e a presença, “para isso é preciso o compromisso da escola, do aluno e da família”, completa Alice.

A escola deve fazer o plano particular de cada infrequente, chamar sua atenção, atendê-lo, encaminhar e avaliar suas atividades. Contudo, o estudante deve comparecer no turno oposto para receber a orientação e assim executar as atividades. Por consequência a família terá que acompanhar os trabalhos.

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes