O lançamento da 13ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) foi momento de apresentar o traje social das soberanas Luana Schonarth, Deise Mahl e Thaísi Pereira. Os vestidos foram apresentados durante a solenidade nesta noite que contou com a Sociedade de leituras lotada. A roupa misturou o luxo às raízes da festa, trazendo elementos inspirados na miscigenação do povo gaúcho e na guerreira e monarca Maria Antonieta. 

 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateAs roupas são feitas em tafetá de seda na cor dourado acobreado como tecido predominante
As roupas são feitas em tafetá de seda na cor dourado acobreado como tecido predominante

 

 Os vestidos foram idealizados pela estilista Fabiana Hamester e confeccionados por Norma Goerck. As roupas são feitas em tafetá de seda na cor dourado acobreado como tecido predominante, tendo também o tafetá marfim e a renda francesa de seda, rebordada com pedrarias em tons de verde e dourado. Nesta edição o traje voltou a ser volumoso, com saia de armação.

Outros destaques

Durante o evento, foram apresentados o novo site do evento, que pode ser acessado pelo endereço www.fenachim.com.br, e a música-tema, uma mistura de ritmos e instrumentos populares e regionais, tendo como inspiração da letra o orgulho venâncio-airense pela realização de sua festa e o próprio chimarrão.

Shows nacionais

01 – Marcelo D2 02 – Só Pra Contrariar03 – Acústicos & Valvulados06 – Guri de Uruguaiana10 – Kleiton & Kledir e grupo Tholl – Par ou ímpar

* Munhoz & Mariano – último final de semana – sem data definida

Shows nativistas

Além desses, a Fenachim mantém sua tradição de apresentações nativistas, com César Oliveira & Rogério Mello, Joca Martins, Luiz Marenco, Walther Morais, Teixeirinha Filho e Marcello Caminha. Também serão promovidos eventos e palestras técnicas, bem como a apresentação ao vivo do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúchao, direto do Parque do Chimarrão. A Festa com Sabor do Rio Grande ainda terá lonões com apresentações das principais bandas de baile do Estado, com PROGRAMAÇÃO se estendendo até a madrugada.