Marcos Joaquim Thiel é o nono presidente da OAB e está no mandato até 2021 (Foto: Eduarda Wenzel)

Instituída em 12 de julho de 1974 por um grupo de 13 advogados da cidade, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) comemora, hoje, 45 anos de subseção em Venâncio Aires. O presidente da OAB Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel, há quase 30 anos atuando no ramo da advocacia, ressalta que o número de advogados vem aumentando.

“Nesse período que atuo como advogado, o número de profissionais cresceu”, reforça, comentando também que, na subseção, são 277 advogados inscritos, sendo seis jubilados (com mais de 30 anos de exercício) e sete licenciados (não atuam como advogados). A OAB de Venâncio Aires abrange também o município de Mato Leitão.

A subseção auxilia os inscritos com treinamentos profissionalizantes, sala com equipamentos à disposição e caixa de assistência (auxílio a consultas médicas e exames). Além de ser, também, porta-voz dos advogados e da comunidade. “A importância da OAB é ligada à defesa da cidadania, ela não defende só o advogado, também procura defender o direito do cidadão”, argumenta o presidente.

MAIS JUÍZES

Uma das demandas atuais defendidas pela OAB em Venâncio Aires é a atuação de mais juízes na comarca, para substituir os magistrados que foram transferidos nos últimos meses. Segundo Thiel, o Judiciário está tentando suprir a carência. “Os processos passam a demorar e acumular, então precisamos logo de mais dois juízes nomeados”, ressalta.

O presidente da subseção da OAB ainda comenta sobre a mudança dos processos que vai acontecer no fim do mês, quando os documentos passarão a ser digitais, não precisando mais ter no papel impresso. “Os processos antigos ou em andamento continuam como físicos, mas o que entrar a partir do dia 29 passa a ser digital. Até o fim do ano, todo Poder Judiciário do estado deve estar eletrônico”, complementa.

SEDE

• A sede da subseção da OAB fica no prédio Gold Center, na rua Voluntários da Pátria, no Centro. No último ano, o local passou por reformas para uma melhoria nos atendimentos. A OAB também atende, diariamente, junto ao Fórum de Venâncio Aires.

SAIBA MAIS

– Joaquim Arthur Correa Lima (já falecido) foi o primeiro presidente da OAB Venâncio Aires (1974-1976).

– Marli Trindade (já falecida) foi a única mulher presidente da OAB Venâncio (1989-1990, 1991-1992 e 1995-1997).

– Enio Silveira foi o presidente com mais mandatos, somando 13 anos (1993-1994 e 1998-2009).

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome