Por volta das 19h10min do domingo, 9, um forte tornado se abateu por algumas localidades do interior de Venâncio Aires. Foram registrados intensos estragos na Linha Hansel, Linha Bem Feita e Linha Tangerinas. “Foi uma questão de segundos que o temporal destruiu o que a gente levou anos para construir”, lamentou o agricultor Ornélio Bernarfo Funk, morador de Linha Hansel. Ele teve parte do telhado de sua casa arrancado e arrmessado a uma distância superior a 30 metros. Além disso, os fortes ventos arrancaram o forro da casa e danificaram um aparelho de ar condicionado split instalado há poucos dias.

Foto: Edemar Etges / Folha do MateAgricultor teve parte do telhado de sua casa arrancado e arremessado a uma distância superior a 30m
Agricultor teve parte do telhado de sua casa arrancado e arremessado a uma distância superior a 30m

Funk ainda contabiliza a perda de algumas telhas dos galpões e dos paiois onde está armazenado o tabaco. Ali, porém, os danos não foram muito acentuados.

Os ventos ainda derrubaram árvores e destalheram paiois nas imediações de Funk e os moradores ficaram por várias horas sem energia elétrica.

Na tarde de Sábado, outra localidade que foi atingida com o temporal foi Linha Sapé. A Associação Cultural e Esportiva Gaúcha ainda contabiliza os estragos do destelhamento parcial do refeitório do ginásio. Conforme o presidente da associação, João Carlos dos Santos, o popular Paraná, o alambrado do campo do Fluminense também foi danificado e tombou com o vento. A entidade já buscou apoio com a Defesa Civil, que auxiliará com o repasse de telhas.

[GALERIA_23]