A Tramontini Tratores, de Venâncio Aires, foi a vencedora do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, na categoria Empresa. O resultado foi divulgado no início da tarde dessa quinta-feira, 26, durante a PROGRAMAÇÃO da 15ª Expoagro Afubra. A companhia conquistou a distinção por seu trator 1640 Super Compacto.

O prêmio, que chegou à segunda edição, trouxe pela primeira vez em 2015 a categoria voltada a iniciativas empresariais. Ao todo, foram sete equipamentos inscritos, todos de expositores da Expoagro, que chegou a seu último dia nessa quinta-feira. Na solenidade de anúncio dos vencedores, a Tramontini foi representada pelo coordenador de vendas Everton Coutinho, que recebeu troféu, certificado e selo pelo primeiro lugar.

A distinção é uma promoção da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel). Além de Empresa, também foram premiados os vencedores da categoria Inventor.

“Essa conquista nos deixa orgulhosos porque demonstra o quanto a Tramontini seguiu o caminho correto ao acompanhar a evolução do agricultor familiar nas últimas três décadas. Começamos produzindo carretas agrícolas até chegar ao trator de quatro rodas, que hoje está dentro da pequena propriedade”, diz Everton Coutinho, que parabenizou os responsáveis pela inclusão da nova categoria de premiação.

Para ele, o reconhecimento em inovação tecnológica reforça a proximidade da empresa com a agricultura familiar e coroa as comemorações pelos 30 anos da companhia, completados em 2014. “Tudo o que fazemos é pensando no pequeno produtor, oferecendo a ele máquinas completas, com custo compatível e que contribuem para o crescimento de sua propriedade.”

TRATOR 1640

O trator 1640, objeto da premiação na 15ª Expoagro, chegou ao mercado de máquinas agrícolas como o mais compacto e com melhor economia de combustível em sua faixa de potência. Com grande versatilidade de aplicação, possui baixo centro de gravidade, gerando estabilidade e segurança em terrenos acidentados.

Além do motor de 40cv de potência, traz itens projetados para proporcionar maior produtividade e baixo custo nas operações de cultivo. Direcionado especialmente para as culturas de café e uva, o 1640 oferece agilidade em espaços reduzidos e o menor raio de giro do mercado em sua faixa. “Foi um trator projetado ao longo de dois anos, com participação direta do produtor rural, que nos indicou todas as suas necessidades, traduzidas nesta máquina que agora recebe o reconhecimento”, conclui Coutinho.