Unidade da BAT Brasil conquista certificações Carbono Neutro e AWS de Gestão Sustentável de Água

-

A usina da BAT Brasil (ex-Souza Cruz) em Santa Cruz do Sul acaba de conquistar dois importantes títulos de sustentabilidade internacionais: o selo Carbono Neutro, reconhecido pela certificação PAS 2060, e a certificação da AWS (Alliance for Water Stewardship), que contempla a gestão sustentável dos recursos hídricos de toda a cadeia produtiva.

A certificação Carbono Neutro reconhece uma série de práticas sustentáveis adotadas pela companhia nos últimos anos, que reduziram consideravelmente a geração de gás carbônico (CO2). De 2017 a 2021, houve uma queda de 35% nas emissões de Gases de Efeito Estufa e, considerando a eficiência com base na produção, a redução foi de 13%.

A usina de beneficiamento de tabaco em Santa Cruz do Sul é a segunda unidade da BAT no Brasil a receber o selo Carbono Neutro. Antes dela, a fábrica de Uberlândia, em Minas Gerais, conquistou a certificação.

Para ser reconhecida pela certificação da AWS, a política de governança corporativa da BAT Brasil atendeu ações sociais e ambientais, utilizando na unidade práticas para a eficiência energética, como o controle das fontes de consumo, boa gestão de indicadores e reutilização da água. A comunidade local é envolvida nesse processo, de modo que as práticas de gestão sustentável da água sejam realizadas em toda a cadeia de valor.

Entre as práticas adotadas em Santa Cruz do Sul estão investimentos em tecnologia, aumento da eficiência energética nas instalações, geração própria de energia elétrica, compra de energia renovável no mercado, uso de combustíveis renováveis e redução contínua da pegada de carbono. A meta da BAT Brasil é certificar 100% das suas operações pela AWS até 2025.

“As certificações são um importante passo no cumprimento de uma estratégia mundial da BAT, e colocam a companhia como ‘empresa do futuro’, preocupada com a preservação do meio ambiente e com o atendimento aos anseios de nossos clientes e da sociedade”.
FRANCISCO TOSO
Diretor de Operações da BAT na América do Sul

Sobre a usina de Santa Cruz do Sul

A usina de beneficiamento de Santa Cruz do Sul, inaugurada em dezembro de 1996, conta com 124 mil metros quadrados de área construída e já foi a maior unidade de tabaco do mundo. Hoje, continua entre as cinco principais, sendo a de maior dimensão do grupo British American Tobacco (BAT).

Localizada numa área de 100 hectares e projetada para atender todo o beneficiamento de tabaco da empresa, tem capacidade para 100 milhões de quilos por safra. São 323 funcionários efetivos, 1,6 mil safreiros e cerca de 150 terceirizados. Cerca de 70% da produção originária das linhas de beneficiamento é destinada ao mercado externo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes