Através do Fundo Nacional da Saúde (FNS), verba de R$ 99.900 beneficiará estabelecimentos de saúde, em Venâncio Aires, com equipamentos e materiais permanentes. O valor se refere à indicação de emenda parlamentar do deputado Jerônimo Goergen. A Secretaria Municipal de Saúde vai destinar os aparelhos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em construção no bairro Cruzeiro, e aos postos de saúde a serem inaugurados ou com carência de equipamentos específicos. As novas unidades básicas de saúde dos bairros Santa Tecla e Gressler estão entre as contempladas.

Conforme a secretária-adjunta da saúde, Rosane da Rosa, os cadastramentos das propostas ocorreram em maio e, em ambos, o município teve parecer favorável, que foram confirmados através da publicação das portarias 1.733 de 15 de agosto e 1.346 de 29 de julho. “A abertura das portarias nos habilita para receber os recursos do Ministério da Saúde e realizar a aquisição do material. A liberação do dinheiro deve ocorrer nos próximos dias”, salienta.

O secretário municipal da Saúde, César Schumacher, destaca que o cadastramento junto ao FNS tem o objetivo de equipar as novas unidades de saúde e a UPA, além de modernizar os postos de saúde, em funcionamento, com a substituição dos equipamentos em uso por longos períodos.  Â“As aquisições visam, ainda, melhorar as condições de trabalho dos servidores e oferecer mais conforto e segurança aos usuários, ampliando a capacidade de diagnóstico e tratamento”, destaca. Segundo Schumacher, os novos equipamentos e computadores também contribuem para a informatização da rede de saúde da área urbana, Farmácia Municipal e na marcação de exames.

EQUIPAMENTOS PARA AQUISIçãO

-2 cadeiras odontológicas completas

-4 autoclaves

-2 aparelhos de raio-x odontológico

-4 cardioversores/desfibriladores

-6 computadores

-1 eletrocardiógrafo digital

-3 oxímetros de pulso

-2 mesas ginecológicas com gabinete

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires