Após estar desativada por mais de três anos, hoje, às 8h, será reinaugurada a usina de triagem de lixo, localizada em Linha Estrela. Conforme informado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, César Ernsen, para torná-la viável, foram investidos R$ 120 mil somente em infraestrutura, onde estão incluídas reformas da parte elétrica, banheiros e vestiários, refeitório e reforma do telhado dos pavilhões, além de melhorias na estrutura do pátio e máquinas e ainda, foi reformada a cerca do entorno. A solenidade integra a PROGRAMAÇÃO da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Juntamente com a reinauguração da usina, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) lança a campanha de conscientização de separação do lixo. A campanha consiste em separar o material orgânico, seco e o contaminado (rejeito). “O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre quais são os dias certos para colocar os resíduos nos passeios públicos ou nos contêineres”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, César Ernsen. Além dos dias, serão estabelecidos horários para as pessoas saberem qual a hora que o caminhão vai passar na sua rua para somente aí colocar o lixo, ou seja, antes do recolhimento. “Objetivamos assim também manter a efetividade da limpeza da cidade”.

Em reunião realizada com o responsável pelo recolhimento de lixo da empresa Conesul, Paulo Roberto Lopes, com os garis e com os motoristas dos caminhões, Ernsen obteve a confirmação de que a população de Venâncio Aires faz a separação correta do lixo. O problema é a não observância dos dias e horários corretos do recolhimento do material reciclável e do orgânico.  “A mistura dos lixos contamina o material reciclável, fazendo com que perca o valor de venda”, acentua Ernsen. Ele frisa que isto pode afetar inclusive na questão da usina de reciclagem de lixo se tornar autossustentável ou não, porque o material contaminado perde o seu valor agregado.Ernsen adianta que a campanha será desenvolvida com a distribuição de folderes, em espaços na mídia local e educação ambiental nas escolas.

A capa do folder vem estampada com a frase ‘Coleta seletiva, faça a sua parte: separe!Â’. Traz ainda o dito ‘o que para uns é lixo, para outros, é oportunidade. Pense nissoÂ’. Além disso, o folder traz o mapa da cidade, onde as pessoas podem localizar a sua rua e conferir os dias e horários da coleta seletiva na sua área. A Semma orienta que as pessoas coloquem o lixo no dia certo e no máximo seis horas antes da coleta.