Venâncio-airense cria rede social de leitura na Inglaterra

-

Uma venâncio-airense empreendedora. Assim pode ser definida Tatiana Kist Chancelier, que mora há 12 anos em Peterborough, na Inglaterra. Ela decidiu reunir a vontade de voltar a trabalhar com um interesse pessoal, a literatura. Deste modo surgiu o ‘my bookclub’, rede social literária.

Os bookclubs, ou clubes de leituras, são muito populares na Inglaterra e nos Estados Unidos. A iniciativa consiste em reunir pessoas com o mesmo interesse literário para compartilharem opiniões e críticas sobre livros.

O site pensado por Tatiana permite que as interações dos clubes aconteçam de forma online. A ideia faz com que limites físicos sejam rompidos e as trocas entre os usuários ocorram independente da cidade, ou até mesmo do país, onde eles moram. Atualmente, o site possui membros e clubes de 15 países, sendo a maioria da Inglaterra e dos Estados Unidos, por onde a divulgação da rede é feita através de ferramentas do Google.

Tatiana conta que sempre quis fazer parte de um bookclub: “Mas gostava da ideia de ter um fora do meu círculo de amizade, assim poderia conhecer pessoas novas e trocar ideias diferentes”. Ela explica que pensou na estrutura do site, porém contou com o trabalho de um grupo de web designers e do marido para colocar em prática. “Sempre disse que sou a artista do site. A parte criativa é minha, mas a parte técnica deixo por conta deles”, afirma.

A venâncio-airense relata que sempre gostou muito de ler: “Também acho superlegal poder comentar, criticar sobre o que estou lendo. Não tem nada melhor do que dividir as ideias com as outras pessoas”.

No ‘my bookclub’, os usuários se registram e podem começar a adicionar livros na sua estante virtual. O próximo passo é escrever críticas e criar ou entrar em clubes diferentes. Quando a pessoa cria um grupo, pode convidar amigos e outros membros cadastrados.

Tatiana destaca: “Pelo gênero de livros de que os membros gostam é possível achar pessoas parecidas com a gente e esta é a mágica do site, conhecer pessoas com gostos como o seu”.Deste modo, o site estabelece uma rede social que usa oslivros para as pessoas se conhecerem e se comunicarem. Segundo a idealizadora do sistema, a ideia principal é socializar. “Eu sempre digo que o site é feito de livros, mas não uma rede apenas de leitura. Os grupos são uma desculpa para as pessoas se comunicarem”. Ela ainda cita: “é um site que ajuda pessoas com os mesmos interesses a se conhecerem. A maioria, cerca de 80%, são mulheres. Nos grupos que estão formados se fala muito em reuniões, com comida, bebida, e tudo mais. Eu quero tirar o tédio de quando se pensa em um grupo de leitura”.

Vida no exterior

Tatiana é formada em Administração e foi para a Inglaterra há 12 anos para estudar inglês por seis meses. No entanto, conheceu o atual marido, Patrick, que é francês, e acabou ficando no exterior. Ela mora em Peterborough, cidade localizada a 80 milhas de Londres (aproximadamente 130 quilômetros), com o companheiro e os dois filhos, Leon, de 11 anos, e Luca, de 9.

Antes de começar o site, Tatiana era dona de casa: “Minha prioridade vai ser sempre minha família, no entanto estou adorando essa nova etapa na minha vida, o que está acontecendo com o site, a aceitação, os novos membros e o retorno que tenho das pessoas que o visitam”. Ela acrescenta: “Quero fazer muito ainda, o site começou há oito meses, tem muito caminho a percorrer”.

Conheça o site

Link de acesso: www.my-bookclub.com Twitter: www.twitter.com/mybookclubworld Facebook: Basta buscar a página do my-bookclub.com

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes