Projeto iniciou em 2017, no Centro de Saúde do bairro São Cristóvão, em Lajeado (Foto: Arquivo pessoal)
Larissa (à direita) e a colega, Manuela, as idealizadoras do projetos (Foto: Arquivo pessoal)

O Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura de Lajeado recebeu, recentemente, R$ 85 mil para ser aplicados em ações de saúde do trabalhador na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, além do valor, o que também chama atenção é que esse prêmio tem relação direta com uma venâncio-airense, a psicóloga Larissa Líbio, 26 anos.

O projeto que ela integrou, “Pause – Saúde e Bem-Estar no Trabalho: uma proposta de intervenção com trabalhadores da atenção básica com a introdução das práticas integrativas e complementares” foi premiado no concurso InovaSUS 2018, promovido pelo Ministério da Saúde. A proposta desenvolvida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univates e pela Secretaria de Saúde de Lajeado ficou em 8º lugar, entre cerca de 150 classificados. Como prêmio, os R$ 85 mil para a Administração de Lajeado aplicar conforme o plano de trabalho aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Larissa se formou em Psicologia na Unisc em 2016 e, em 2017, começou a pós-graduação na Univates. Com a colega Manuela Simonis, que é fisioterapeuta, idealizaram o projeto voltado à gestão e saúde do trabalhador. “A ideia era promover espaços de atividades físicas e reflexivas, momentos de paradas de até 15 minutos, que não prejudicassem o trabalho. E os profissionais relataram, depois, o bem-estar promovido e a aproximação entre colegas”, explica Larissa.

O cenário foi o Centro de Saúde do bairro São Cristóvão em Lajeado. O município, aliás, é a atual ‘casa’ da psicóloga, mas ela não descarta pensar projetos para sua cidade natal. “Saúde pública sempre me chamou atenção e há possibilidade para muitos projetos, em outros lugares, e Venâncio Aires, com certeza, está entre eles.”

“Há tantos projetos bons que nem são inscritos. Fiquei muito feliz, porque não imaginávamos o alcance que teria.”

LARISSA LÍBIO

Psicóloga

PROJETO

1 Segundo o Ministério da Saúde, o prêmio InovaSUS busca identificar, reconhecer e premiar as experiências inovadoras em gestão do trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O concurso é anual.

2 O projeto vencedor da Univates começou com a proposta era incentivar momentos de pausa dos profissionais para a realização de atividades corporais e espaços de reflexão. “O trabalho não representa só esforço, submissão e até sofrimento, como na origem da palavra. Mas pode ser sim uma fonte de prazer e bem-estar”, destacou Larissa.

3 Larissa Líbio e Manuela Simonis tiveram o acompanhamento direto do coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univates, Glademir Schwingel, e da nutricionista Adriana Ulsenheimer, preceptora do projeto.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome