Com informações de Daiana Nervo / AI Prefeitura .

A Central de Projetos da Prefeitura de Venâncio Aires cadastrou junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia projeto desenvolvido pela Secretaria de Administração, através do setor de Tecnologia da Informação (TI), denominado Cidade Digital. O projeto prevê a implantação de infraestrutura de telecomunicação para a integração de todos os sistemas de informação da gestão pública. De forma prática, ele objetiva a instalação de pontos de transmissão de sinal de Internet, gerenciamento e liberação de acesso gratuito via wi-fi.

O projeto debatido com o prefeito Airton Artus, também já foi entregue ao ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera. De acordo com o secretário Leandro Pitsch, o venâncio-airense assessor do deputado João Derly, Henrique Silva, entregou pessoalmente o projeto em Brasília. Ao todo, o projeto Cidade Digital prevê investimentos na ordem de R$ 887 mi divididos em material, mão de obra e manutenção do sistema pelo período de dois anos.

O Município de Venâncio Aires já conta hoje com uma Infovia que interliga as 12 Secretarias Municipais, Postos de Saúde da área urbana, CIES, SINE, SAMU, Bombeiros, UPA, Hospital e Fórum através de fibra óptica e rádio enlace. Esses pontos fazem parte de um anel óptico, trocando informações entre si e assim contribuindo com a Administração Municipal na agilização de processos. Além disso, em algumas praças e no Parque do Chimarrão, Venâncio Aires já conta com links gratuitos de internet através de parcerias público-privada com provedores locais. “O projeto Cidade Digital vai completar esse trabalho. Pretende fazer com que os menos favorecidos, principalmente aquelas famílias carentes que tem seus filhos em idade escolar, possam ter acesso à tecnologia e à internet”, completa Leandro Pitsch.

O coordenador de T.I. da Prefeitura, Tulio Lopes, destaca que o projeto prevê cobertura de 85% do perímetro urbano de Venâncio Aires, possibilitando assim a inclusão digital. Para a captação do sinal, a família terá que estar cadastrada no Projeto de Inclusão Digital, que será coordenado pela Prefeitura, filtrando assim conteúdos de navegação impróprios.

O prefeito Airton Artus parabenizou a equipe pelo projeto e destacou a necessidade de investimentos contínuos na área de tecnologia. Para Artus, o desenvolvimento do município está atrelado também à infraestrutura de informação disponível. O prefeito acrescenta que não há qualquer prejuízo aos provedores privados, já que se trata de um nicho que está fora do mercado de internet e precisa de uma atenção pública para essa inclusão.