Distanciamento controlado Venâncio Aires
Com a atualização deste sábado, Venâncio Aires e a região passou para a bandeira laranja no distanciamento controlado (Foto: Reprodução/Internet)

A região de Santa Cruz do Sul (R28), da qual Venâncio Aires faz parte, voltou a receber bandeira laranja – que corresponde a risco médio – na classificação do distanciamento controlado. Esse modelo foi adotado pelo Governo do Estado para evitar a disseminação do novo coronavírus no Rio Grande do Sul.

A alteração, divulgada no fim da tarde deste sábado, 6, e que passa a vigorar na segunda-feira, 8, aconteceu após o município ter tido durante duas semanas consecutivas a bandeira amarela, que representa risco baixo. A nova bandeira vale até o domingo, 14.

Além da Capital Nacional do Chimarrão, os municípios da microrregião – Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde -, todos integrantes da Região 28, também mudaram para a bandeira laranja. A nova classificação no distanciamento controlado implica mudanças no funcionamentos em diversos setores.

Contudo, conforme o novo decreto (nº 55.285), publicado no domingo, 31, excepcionalmente e com justificativa clara, os municípios podem determinar medidas próprias, desde que não estejam classificados com bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).

Indicadores do distanciamento controlado

Segundo o Governo do Estado, entre as três regiões que tiveram piora nos indicadores, a de Santa Cruz do Sul passou de bandeira amarela para laranja, principalmente por causa do aparecimento de uma bandeira preta na variação do número de novas hospitalizações (saiu de três para oito entre as duas últimas semanas) e de uma bandeira vermelha na variação do número de leitos de UTI disponíveis para atender Covid-19 na macrorregião (houve redução de 57 para 39).

LEIA MAIS: Venâncio teve quase cinco novos casos de Covid por dia, em maio

Outras regiões

As regiões de Ijuí e Santa Rosa também mudaram da bandeira amarela para a laranja neste sábado. Além disso, a de Pelotas apresentou melhora nos indicadores e migrou da bandeira laranja para a amarela.

Assim, a nova versão do mapa tem apenas quatro regiões em amarelo: Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara. As demais apresentam risco médio. Conforme o Governo do Estado, pela quarta semana consecutiva nenhuma região apresenta bandeira vermelha (risco alto) ou bandeira preta (risco altíssimo).

Para ver a classificação da sua cidade clique aqui.

*Com informações do Governo do Estado. 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome