A comunidade de Vila Mariante esteve em festa no último domingo, 1º de fevereiro. Em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, santa protetora da comunidade, centenas de pessoas aproveitaram o dia de sol e calor para participar da procissão, missa e festa no salão comunitário.

Os festejos iniciaram com a recepção à imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, às 9h, junto à rampa de acesso ao rio Taquari. Levada por fiéis, a santa percorreu aproximadamente 300 metros em procissão até a Igreja local. Com cânticos religiosos e orações particulares, antes e depois da procissão, muitos fiéis jogaram flores e lavaram os pés e o rosto no rio pedindo proteção à Santa dos Navegantes.

Na Igreja aconteceu a celebração que contou com a presença de autoridades como o prefeito Airton Artus, secretários e vereadores. “Há anos acompanho esta data em Vila Mariante e, a cada ano, a comunidade reforça suas manifestações de fé. A tradicional festa de Navegantes é mais uma prova da autonomia do nono distrito”, declarou o prefeito.

Ao meio-dia foi servido almoço e à tarde a festa seguiu com reunião dançante na sede comunitária.