Acidentes e incêndios

Estava de plantão no fim de semana e fiquei impressionado com o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Fica o alerta para o cuidado nas lavouras – um agricultor morreu em acidente com trator, em Linha Santa Eugênia, e uma jovem teve as pernas fraturadas após ser atropelada também por um trator, em Linha Ponte Queimada – neste fim de ano, bem como o pedido para que as pessoas não joguem bitucas de cigarro em áreas com vegetação. O intenso calor seca as plantas e folhas, que se tornam combustível para incêndios. Foram vários no sábado, 28, e domingo, 29.

PETEBISTAS SE MEXENDO

Ontem, durante solenidade de cedência de um caminhão para a Associação dos Produtores de Linha Arroio Grande, Olavo Bilac e Harmonia da Costa (Apagroh), na sede de Linha Salto, o secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, confirmou que deixará a pasta no fim de março. A medida, claramente, é para que tenha condições de concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores em 2020. Outro que deve sair do primeiro escalão é Arnildo Camara, titular da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, provavelmente na mesma época anunciada por Kaufmann. Camara é vereador eleito, mas desde o início da atual legislatura está na secretaria. Chegou a ensaiar o retorno ao Legislativo recentemente, para concorrer à presidência, mas como a indicação esfriou, parece que vai mesmo ficar na pasta até o limite previsto na legislação eleitoral.

RAPIDINHAS

• Foi grande a repercussão da entrevista com o prefeito Giovane Wickert (PSB), publicada na edição de sábado, 28, da Folha do Mate, na qual o chefe do Executivo anunciou que as prioridades, em 2020, serão obras e serviços. Ontem, no Facebook, os comentários já eram quase 400. Destaque para a ‘guerra’ entre cidadãos que preferem a oposição e cargos em comissão (CCs) que não deixaram as críticas sem respostas.

• Até o fechamento desta edição, por volta das 20h, ainda não havia encerrado a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores convocada pelo presidente Eduardo Kappel (PL). Os desdobramentos da política estarão na edição de sexta-feira, 3, mas podem ser acompanhados nas plataformas digitais da Folha do Mate.

• Desejo a todos um grande 2020, com muita saúde, especialmente. Que possamos realizar os nossos sonhos e contribuir para o desenvolvimento de Venâncio Aires, esta cidade linda que me acolheu há mais de cinco anos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome