Diária, enfim, definida

Teve desfecho na noite de ontem a ‘novela’ das diárias da Câmara, que foram fixadas em R$ 287,00 e serão revisadas anualmente, no mesmo percentual concedido aos servidores públicos municipais. O episódio deixa claro o quanto é importante a sociedade se mobilizar em relação aos temas que dizem respeito à coletividade. Foi a pressão popular que fez com que o presidente do Legislativo, Benildo Soares (Republicanos), voltasse atrás após a aprovação de um valor de R$ 462,00 para o benefício. Havia previsão legal, é verdade, mas a majoração de quase 61% em um momento em que estamos saindo da pandemia – assim todos esperamos – fez com que o ‘gigante’ chamado povo despertasse.

E lá vem o 11 de maio

Encerrado o debate acerca das diárias – que logicamente gerou desgaste na Câmara, mais para uns do que para outros -, o presidente Benildo Soares (Republicanos) pretende tratar de outro assunto bastante delicado: o feriado de aniversário de Venâncio Aires. Ele confirmou a intenção ontem, durante participação no Terra em Uma Hora, da Terra FM. “Eu não posso mudar a data do meu aniversário. Dia do Município é 11 de maio, então o feriado tem que ser na data certa”, afirmou. Neste ano, o 11 de maio não vai interferir no Dia das Mães, mas nos próximos, terá reflexos, o que poderá gerar embate com o comércio. O presidente do Legislativo está buscando informações sobre como a data poderia ser alterada e, se depender dele, a proposta vai adiante ainda em 2022.

Leite vai renunciar

O governador do Estado, Eduardo Leite, confirmou ontem que vai renunciar ao cargo para estar apto a concorrer a outras funções em 2022. Ele também garantiu que fica no PSDB. Mesmo que tenha perdido as prévias tucanas para João Doria, ele ainda pode aparecer como candidato da sigla à presidência da República. Com a decisão de Leite, o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que também acumula a Secretaria de Segurança e é pré-candidato ao Piratini, vai comandar o Estado até o fim do ano.

Rapidinhas

• Gabriel Souza é o pré-candidato do MDB ao Governo do Estado. Foi aclamado no sábado, 26. Vice-prefeita Izaura Landim participou do ato, em Porto Alegre.

• Grêmio está a um empate do pentacampeonato do Gauchão. Venceu, no sábado, 26, por 1 a 0, o Ypiranga, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. O zagueiro Geromel será o único presente nos cinco canecos, caso o Tricolor confirme a taça. O defensor Kannemann também está desde o primeiro, mas no momento se recupera de cirurgia e não está atuando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques