Iluminação domina demandas

Três de cada quatro demandas encaminhadas por contribuintes, no primeiro semestre deste ano, por meio do aplicativo Fiscale.VC, são referentes à iluminação pública. Os números são da Ouvidoria Municipal, coordenada atualmente pelo servidor Marcelo Hickmann. Considerando apenas os cinco primeiros itens da lista, foram 1.288 solicitações nos seis primeiros meses, um incremento de 18% em relação a 2018, quando o número chegou a 1.091. Depois da iluminação pública, vêm terrenos e roçadas; denúncias em geral; recolhimento de galhos; e bueiros danificados. Serviço que não acaba mais, especialmente para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).

QUANDO SAI O DISTRITO?

A novela do novo Distrito Industrial de Venâncio Aires, que será implementado em Vila Estância Nova, é um perfeito exemplo de como o Estado pode engessar completamente as ações que visam o desenvolvimento de um município. A área já foi doada, teve foto com o ex-governador José Ivo Sartori (MDB), mas a situação segue emperrada na escritura. O atual governador, Eduardo Leite (PSDB), declarou em entrevista que nada impede que o Município utilize a área de cerca de 90 hectares, mas na Prefeitura o discurso é de que primeiro precisa ser resolvida a questão legal da doação. O processo já passou por dezenas de departamentos, de várias secretarias, e não vai adiante. O problema, agora, seria a divergência de informações em um levantamento topográfico. A torcida é sempre para que o final seja feliz, e deve ser, mas só para constar, 2020 é ano eleitoral, e daí tudo fica mais difícil. Só de tratar deste assunto dá agonia, de tanta burocracia.

RAPIDINHAS

• Recomendo a leitura das páginas 10 e 11 desta edição. Matéria da colega Débora Kist sobre a história e os registros do cartório de Deodoro. Jornalismo bem feito e certeza de emoção.

• Pelo que andei ouvindo, vem mais polêmica por aí acerca das obras na Praça da Matriz. Segunda colocada na licitação parece que não vai assumir os trabalhos. Aí um novo processo precisará ser aberto e o tempo para conclusão da reforma será ampliado, e muito.

• Um feliz Dia dos Pais a todos nós. Há quase três anos, vivo esta experiência indescritível e transformadora.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome