A 12 dias dos festejos farroupilhas

As cores oficiais, conforme o modelo, ainda não chegaram, mas a Pira já está construída para cumprir a sua missão: receber a unificação das centelhas da Chama Crioula de Venâncio Aires.

Enquanto elas não chegam, o sol reflete seus raios com toda imponência, assim como deverá ser a luz que irá imanar dos candeeiros conduzidos pelos cavalarianos com uma centelha do simbolo dos gaúchos.

Claro, que a Chama Oficial não poderá permanecer lá sem os ‘Guardiões’,

Pira foi projetada pela secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura e está localizada próximo ao Espaço Super Lenz, no Parque Municipal do Chimarrão (Créditos: Beatriz Colombelli/FM)

tampouco as bandeiras sem a devida iluminação, à noite. No entanto, será o espaço de referência para a solenidade que vai abrir os festejos farroupilhas, em Venâncio Aires, às 20h, no dia 13 de setembro. E a ideia é bem-vinda. Assim como as atividades que vão ocorrer no Parque do Chimarrão.

ATIVIDADES

Por falar nisso, uma das integrantes da comissão organizadora, Luce Carmen Mayer, destacou no último domingo, que há um número considerável de escolas que já agendaram dia e horário. Ela destaca que é de suma importância que as entidades tradicionalistas, enviem o quanto antes a nominata das equipes responsáveis pelas oficinas. Os dias para receber os alunos são: 16, 17, e 19 de setembro (manhã e tarde).

OFICINAS

As oficinas oferecidas, conforme divulgado pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) vão contemplar dança tradicional, dança de salão, indumentária, chimarrão, brinquedos e brincadeiras, lendas/histórias, vaca parada e volta a cavalo. Mas para poder atender a demanda dos alunos, necessário se faz que os departamentos culturais das entidades enviem a relação, o mais breve possível para uma melhor organização, destaca Luce Carmen.


Assim ficará a Pira de acordo com projeto da Prefeitura. No local haverá a fusão das centelhas trazidas pelas entidades tradicionalista, de Tenente Portela e das demais cavalgadas. Os festejos se iniciam dia 13 e seguem até 20 de setembro – Dia do Gaúcho.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome