A dança na pureza de ser criança

Invernada Mirim, participará neste fim de semana do Rodeio Artístico da 24ª Região Tradicionalista e dia 25, do Festmirim, em Santa Maria (crédito: Sandra Ristow Fotografias

Se a dança é uma das expressões que alegra a alma, estimula as relações interpessoais e  proporciona equilíbrio físico e emocional, imagine quando ela é iniciada na infância e faz parte do ‘brincar’?

Enquanto é embalada pela pureza do ser criança, a Invernada Mirim do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate, busca por meio da dança, […]”aproveitar todos os momentos da infância antes de crescer…”, conforme recorte do projeto coreográfico.

INVERNADA

O grupo composto por dez meninas e oito meninos, realizou a pré-estreia de pilcha e coreografia para entrada e saída, no domingo, 7, na sede da entidade, no Parque Municipal do Chimarrão. De acordo com a coordenadora da Invernada, Estela Ferreira, que tem a seu lado na coordenação, Renato Seidel, as crianças contam a história de ‘Maria e seus brinquedos’ que ganham vida em seus sonhos, através da música ‘Pra o sonho se realizar’, de autoria de Sônia Mara e João Lucas Cirne.

Com instrução de Jordana Durante e Pablo Grasel, as crianças acompanhadas pelos coordenadores ensaiam todas as segundas e terças-feiras, na sede da entidade. Mas muito além dos ensaios, eles “dançam as suas brincadeiras”, como demonstram, também, na coreografia de saída. Além disso, as danças tradicionais são cultivadas e entram no aprendizado para o cultivo das tradições, em meio às brincadeiras.

Do mundo do faz de conta à coreografia, que estimula o carinho, o abraço, o respeito, e a alegria, os sentimentos se entrelaçam na vida real, onde a amizade transcende o imaginário, e o grupo ocupa o tempo, resgata as brincadeiras, enquanto dança. […]”Estas que estão sendo deixadas de lado por conta da evolução tecnológica…”.

DESAFIOS

Neste domingo, 14, o grupo participa do Rodeio Artístico Regional, promovido pela 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), que ocorre na cidade de Lajeado. Já no próximo fim de semana, eles vão para o ‘Coração do Rio Grande’. É na cidade de Santa Maria, que os pequenos dançarinos se unem aos demais no Festmirim. O evento ocorrerá entre os dias s 26, 27 e 28, e os venâncio-airenses se apresentam na categoria Mirim – Grupo Iniciante.

 

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome