ATVA encerra ano com jantar festivo

Para comemorar o ano que está se despedindo, a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) realizou um jantar-festivo na terça-feira, 12. Organizado pelo patrão do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência da Mata, Renato Dameda, o grupo se deslocou até a cidade das Orquídeas, Mato Leitão. Perfeito anfitrião, o patrão e a esposa, Angela Maria, receberam os tradicionalistas com um suculento churrasco, arroz e saladas diversas, por conta da casa. Ação tradicional entre as entidades que sediaram os encontros durante o ano.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
Tradicionalistas comemoram o encerramento do ano, com jantar festivo, organizado pelo Querência da Mata

Na pauta, o presidente da ATVA Dalmo Inácio Mayer reforçou o encaminhamento do projeto para captação de recursos, na Lei Rouanet, para a Semana Farroupilha, 2019. Projeto que já foi aprovado em primeira instância, segundo informado pelo produtor cultural. O próximo passo será conseguir empresa que garanta R$ 60 mil, em contrapartida, que poderá ser em depósito ou carta de intenção, cujo valor poderá ser depositado até a data do evento.

INFORMAÇÃO

Com o valor garantido, informa o presidente, o projeto passa adiante, “pula as demais etapas” e no mês de fevereiro já se tem a aprovação. O montante solicitado no projeto foi de R$ 298 mil, para a realização dos festejos farroupilhas a se realizar entre 13 e 20 de setembro de 2019, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

Avaliações gerais passaram pela grande mesa, no galpão da família Dameda. Pontos positivos e o que precisa melhorar foram abordados pelos participantes. Estiveram presentes representantes das entidades CTGs Querência da Mata, Chaleira Preta, Piquetes Cavaleiros da Estrada e Sinuelo de Tropa; Centro de Pesquisa Folcórica (CPF) Terra de Um Povo e Grupo de Danças Tradicionais Terra do Chimarrão.  

Por conta de outros compromissos estiveram ausentes os Piquetes Parceria Campeira e Machry, CTGs Erva-Mate e Pousada do Capão e Lenço Branco e o DTG Piazito da Tradição. O Piquete Regalo Campeiro, não compareceu, ausência, que aliás, é sentida, segundo os dirigentes, durante o ano.

Vice-presidente da ATVA, Amaro Dilmar Santiago, o Mano Santiago, destacou a importância destes encontros durante o ano. “Quando teríamos a oportunidade de olhar ‘olho no olho’ e conversar sobre o tradicionalismo e também conviver como se fosse uma família? Porque aqui a gente é uma família”. Sempre bem humorado, Mano Santiago também falou sobre a família, dificuldades, e a correria do dia a dia. Será, no galpão dele, no dia 23 de janeiro de 2019, o primeiro encontro do ano da ATVA.

Para finalizar, a patroa do Chaleira Preta, Kelen Dewes, o presidente da ATVA Dalmo Mayer e o patrão do Querência da Mata, Renato Dameda, deixaram as suas mensagens, em vídeo, agradecendo a todos e desejando Feliz Natal e Novo Ano às entidades e tradicionalstas.