Chama Crioula repetirá trajetória da Revolução Farroupilha na Capital

O símbolo dos Festejos Farroupilhas, na segunda-feira, 14 de setembro, repetirá o trajeto dos guerreiros que iniciaram a Revolução Farroupilha em 1835. A chama irá cruzar o Rio Guaíba, de catamarã.

Centelha
A centelha será acesa às 7h, sob o cipreste onde os Farroupilhas planejaram a invasão de Porto Alegre, no Sítio Histórico de Guaíba. Depois, uma pequena cavalgada conduzirá o candeeiro até a Estação Hidroviária da cidade, para o translado pelo rio. O receptivo em Porto Alegre será no Gasômetro, por outro grupo de cavaleiros, que fará a condução até a Assembleia Legislativa e Palácio Piratini, onde o governador Eduardo Leite dará início oficial às comemorações dos Festejos.

Cerimônia
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC), Francisco Fleck e o presidente do Instituto Cavalgada do Mar, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, estarão presentes. É a primeira vez que integrantes de entidades irmãs são convidadas para a cavalgada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Toda a cerimônia, de Guaíba a Porto Alegre, será transmitida ao vivo, pela TV Assembleia e página do Facebook do MTG. À noite, a emissora do parlamento transmite uma encenação sobre a invasão de Porto Alegre pelos Farroupilhas, em live transmitida do Teatro Dante Barone, a partir das 19h.

“Este ano não tivemos aquela tradicional cerimônia, com centenas de cavaleiros para espalhar a Chama para todo o estado. Mas acredito que este evento será marcante pois relembrará o ato heroico de nossos guerreiros, que arriscaram suas vidas por um Rio Grande mais forte e independente”, diz a presidente do MTG, Gilda Galeazzi.

“A celebração deste momento, com o translado da Chama Crioula, a partir da centelha acesa no Sítio Histórico em Guaíba e trazida para a Capital no barco Catamarã, sem dúvida é uma ação que só reforça nossos laços e nossa cultura, pois mantemos a tradição de celebrar a maior data estadual com o acendimento da chama crioula que também será realizada na esplanada da Assembleia Legislativa nesta segunda feira”, afirma o presidente da Assembleia, Ernani Polo.

Chegada da Chama

  • Local: Orla do Gauiba – Porto Alegre, Porto de Atracação próximo a Usina do
    Gasômetro
  • Solenidade: Recebimento da Chama Crioula com travessia do Guaíba
    Data: 14 de setembro de 2020, às 8h
  • Traje: Pilcha Gaúcha
  • Executor: Maxsoel Bastos de Freitas – (51) 98028.6161

Às 8h15min

• Chegada da Chama trazida pelo Catamarã da cidade de Guaíba/RS. Atracação do
Catamarã em frente a Usina do Gasômetro
• Recebimento da Chama pelo Presidente da Comissão dos Festejos
Farroupilhas de Porto Alegre/RS, Giovani Tubino
• Giovani Tubino entregará a Chama para a patrona dos Festejos
Farroupilhas Estaduais, Alessandra Motta, que a conduzirá
• Cavaleiros seguirão em escolta até o Palácio Piratini. Subindo a Rua Duque de
Caxias

Cavalarianos
Centelha – Alessandra Motta
Pavilhão do Rio Grande – Verceli Oliveira
Pavilhão de Porto Alegre – Amarelo
Pavilhão da ABCC – Gerson de Medeiros
Pavilhão do MTG – Adriano Pacheco
Pavilhão da Cavalgada do Mar – Pelizzer
Pavilhão do Brasil – Otacilio Souza Soares


Texto: Sandra Veroneze (assessora de comunicação – MTG)

Organização do texto/blog: Beatriz Colombelli


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques