Compositor Rômulo Chaves recebe homenagem da gestão ‘Candeeiro’

Quando abril chegar, os representantes da juventude tradicionalista do Rio Grande do Sul, gestão 2021/22, e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), vão conhecer os seus sucessores, durante o 33º Entrevero Cultural de Peões. Evento que será realizado em Palmeira das Missões, 17ª Região Tradicionalista (17ª RT). A cidade e a Região são berços do atual Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Ramiro Grethe Bregles.

Homenageado

E, é de lá, conhecida como a ‘Terra do Carijo da Canção Gaúcha’, que vem o padrinho do Entrevero: o compositor e letrista, Rômulo Chaves, para receber a justa homenagem.

O pai do Gonçalo, que já segue os passos do pai na música, e da Joana, esposo da Bruna Chaves, conta que recebeu o convite, há duas semana, quando a gestão esteve em Palmeira para um encontro, no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Galpão da Boa Vontade. Durante uma reunião reservada, o homenageado recebeu a honraria, por meio de um texto que fala da inspiração musical para os afilhados.

No dia seguinte, um café em espaço aberto no D’Maria – espaço reconhecido nacionalmente, segundo Chaves – proporcionou mais trocas de ideias. Mas, não foi simplesmente, um café, pois o barista (profissional que domina as técnicas de café), Rafa Palma, produziu um café especial aos visitantes. “Inspirado em minhas canções, chamado ‘Café Vida e Verso’, destaca Chaves.

Anúncio oficial

Entretanto, o anúncio oficial, ocorreu na noite de quarta-feira, 9 de fevereiro, durante uma live, na página da Gestão de Prendas e Peões do RS, comandada pelo Peão Ramiro. “A gestão candeeiro, neste curto espaço [setembro/21 a abril/22] teve uma ligação muito forte com a música, que transformou nossas vidas e a vida daqueles que nos escutaram. […]Por tudo, por isso, e muito mais é que te recebemos de alma aberta, Rômulo Chaves, para ser o padrinho do 33º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul”, anunciou Ramiro.

Entre as palavras de agradecimentos, valorização da história, educação, cultura, pertencimento, e expectativas para o evento, o poeta homenageado destacou que “a educação e a cultura tornam um povo mais consciente”, e acrescentou “acho que a gente tem um tempo muito curto pra não aprender com quem veio antes de nós.”


Uma prosa com o padrinho

  • Natural de Palmeira das Missões, Rômulo é letrista e compositor, com obras premiadas ou integrantes do acervo da maioria dos festivais do Rio Grande do Sul.
  • Atuou como jurado de muitos festivais nativistas
  • Auxiliou na comissão organizadora do Canto dos Ervais e do Moinho da Canção
  • Divulgou os Cds ‘Quando a Arte Encontra o Campo’ (onde teve indicação ao prêmio açorianos de compositor regional)
  • O ‘Bem de Valor’, ‘Meu compromisso’, e ‘Os Monarcas cantam a Missa Crioula’, são trabalhos gravados com exclusividade nas letras de Rômulo Chaves
  • Recentemente, lançou o álbum ‘Vida e Verso’, que obteve quatro indicações ao prêmio açorianos e o álbum digital ‘Sinergia’, onde trabalha a música nativista sob o aspecto motivacional
  • Em 2016 foi escolhido o melhor compositor regional pelo site G1, em votação popular, e teve a música dos festivais do ano, pelo mesmo método de escolha. Sendo ‘Dois tempos do cantor pampeano’, com melodia de Nirion Machado e interpretação de Adair de Freitas e Jean Kirchoff
  • Autor da canção tema da 71ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, em 2018, na cidade de Irai, intitulada ‘Canção das Águas e Pedras’, interpretada por Cássio Figueiró e Cristiano Sonntag, filhos de Palmeira das Missões (citação deste item – Folhanoroeste)

Uma mala de garupa foi entregue ao homenageado, pelo Peão Farroupilha, como símbolo de pertencimento (Crédito: arquivo pessoal)

Nota da colunista

Quando as palavras encontram eco pelos ‘Caminhos da Tradição Gaúcha’, a alma se enche de poesia, a luz adentra nossas vidas e a essência dos seres humanos, animais e plantas, e nossas ancestralidades se unem em uma só canção – passado, presente e futuro formam as notas musicais. #Gratidãoinfinita. Parabéns, gestão Candeeiro. Parabéns, padrinho e família!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques