Congresso Tradicionalista – parte I

Estamos a 22 dias do 68º Congresso Tradicionalista Gaúcho que será realizado na cidade de Lajeado, 24ª Região Tradicionalista (24ª RT). Segundo a coordenadora da Região anfitriã, Luce Carmen da Rosa Mayer, na terça-feira, 17, ocorreu reunião com o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, a fim de dar andamento à organização do evento que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2020.

Proposta e proponente

Diversas atividades vão ocorrer durante os três dias, como a eleição para a nova presidência do MTG e apresentação de diversas propostas apresentadas e votadas em plenário. Uma das propostas que me chamou atenção é apresentada por Gilcéia de Lurdes Souza, 47 anos, vice-patroa do CTG Potreiro da Várzea do Colégio Militar de Porto Alegre. A proposição, que transcrevo na integra, se refere ao ‘Momento Espiritual’, antes denominado de Patrono Espiritual. Inteligente, a iniciativa, pois dessa forma todos os tradicionalistas que partiram desta querência podem ter um ‘momento de luz especial’, por meio desta lembrança.

“Neste congresso, em Lajeado, proponho que seja criado um ‘Momento Espiritual’, pois é difícil perder um tradicionalista, um ente querido e impossível decidir qual contribuiu mais ou menos pelo movimento. Com o momento espiritual podemos homenagear e devemos isso a essas pessoas que fortaleceram o movimento por um ano, uma década ou uma vida, destaca a proponente.


Gilcéia é natural de Palmeira das Missões, casada, mãe da Clarice, Caroline e Débora, a proponente é professora, artesã, ativista cultural, parceira na Comissão Estadual dos Festejos Farroupilha de 2019, integrante do Colegiado de Culturas Populares do Estado 2019/21. Formada na turma semeadores da tradição em 2015 do CFor Avançado, ela atua desde então nas Convenções e Congressos Tradicionalistas com proposições e propostas.



PROPOSTA: CRIAÇÃO DO MOMENTO ESPIRITUAl em homenagem aos tradicionalista que faleceram no ano anterior ao Congresso.

JUSTIFICATIVA: Somos de um Movimento já amadurecido e evoluído, em 53 anos, todo e qualquer tradicionalista, independente de posição social ou idade, contribui para o crescimento do MTG, através de seu CTG, sua RT, faz um MTG melhor e maior.

No ano de 2018 propus o nome de Paixão Côrtes como Patrono Espiritual e no mesmo ano, perdemos também nosso querido Elomir Malta, como decidir qual seria o Patrono Espiritual? Neste ano venho propor a extinção do Patrono Espiritual e a criação de um MOMENTO ESPIRITUAL onde seja exibido um vídeo com os tradicionalistas queridos pelas RTs que perdemos em 2019. Um momento de silêncio onde possamos relembrar dos nossos entes queridos.

Tradicionalistas que faleceram em 2019

  • PATRICIO VAZ ÁVILA 10/12/2019
  • FRONTELMO MACHADO  ( O Homem de Preto) 23 / 11/37 – 07/12/2019
  • ALBENI OLIVEIRA – 15 /05/2019
  • NELSO DA SILVA OLIVA – 21/04/2019
  • ZENO DIAS CHAVES – 10/07/2019
  • ANTÔNIO JOÃO DE SÁ SIQUEIRA ( Siqueirinha) 09/02/1928- 28/09/2019
  • GIOVANA BARBIERI (10 ANO) 03/02/2019
  • CLEBER BARBIERI (47 ANOS ) 03/02/2019
  • CRISTINA JACOBSEN BARBIERI (44 ANOS) -03/02/2019

 E DEMAIS QUE ESTAMOS RELACIONANDO JUNTO COM AS RTS

Método: Exibir um Power-Point, uma mídia, onde apareça foto, nome, RT com os tradicionalistas falecidos, encaminhados pelas RTs. Assim daria tempo de incluir os entes que as regiões não encaminharam.

Acontecendo esse momento sugiro que tragam nos próximos anos no início do congresso.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques