Conscientização e depoimentos enriquecem ação

O mês está se despedindo. No entanto, as ações de conscientização realizadas durante o ‘Outubro Rosa’ por Prendas e Peões da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) – gestão 2021/22 – ainda continuam nas redes sociais com os depoimentos de superação, além do evento presencial, realizado na última sexta-feira, 22.  A ação denominou-se ‘Mulher: a prevenção pode mudar a tua história’.

Roda de conversa

No Auditório Itália, em Encantado, cidade-sede da 1ª Prenda Mirim, Maria Eduarda Slaifer, os organizadores se engajaram e contaram com muitas colaborações.  Na noite, a presença da presidente da Liga de Combate ao Câncer, de Encantado, Sônia MariaCè, que também recebeu os itens de higiene arrecadados durante o mês.

O evento contou com uma roda de conversa e reuniu a ginecologista e obstetra, Angela Nichel Garcia e a psicóloga, Suellen Ramos; a técnica de enfermagem Luana Ramos, que ao lado de Marli Andreas e a patroa do CTG Bento Gonçalves, Marilda de Oliveira, deram depoimentos sobre o enfrentamento e superação da doença.

Avaliações

Segundo a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, o evento foi de muita informação e troca de conhecimento com pessoas qualificadas e com linguagem acessível aos ouvintes, bem como o relato de cada convidada, mostrando a força e o apoio da família para a recuperação, em especial a fé.

Diane Lasta, mãe da 1ª prenda mirim, Maria Eduarda, e também conselheira da Liga, daquele Município, destaca a importância destes eventos e a relevância àqueles que mais precisam, bem como o engajamento destas crianças e jovens, que se soma às suas formações como cidadãos. Aliás, engajamento, que ela também teve na organização do evento.

“Às vezes o que é pouco para nós é muito para outros. Fico muito feliz com estas ações sociais”, destaca. Diane acrescenta que estas ações realizadas pelas prendas serão levadas, por elas, para a vida toda. “A faixa passa, mas estes momentos permanecem e elas terão muitas histórias para contar. “, enfatiza.

A 1ª Prenda da 24ª RT, Letícia Schmachtenberg, considera que foi um evento de grande valia, pois contou com a fala de importantes mulheres. Além de informações técnicas e atuais que elas compartilharam com os participantes. “Os depoimentos foram de suma importância e sensibilidade, o que veio ao encontro do objetivo proposto, enquanto gestão”, destaca Letícia.  Ela acrescenta que foi um momento de reflexão e alerta para todos, enfatizando que quando um câncer é descoberto em sua fase inicial aumentam, sim, as chances de cura.

Confira a entrevista em áudio:

César Carvalho (Peão Farroupilha Veterano); Amália Rempel Fontana (1ª Prenda Juvenil); Anita Remple (2ª Prenda); Tábata Finke (3ª Prenda); Sônia MariaCè, Dra Angela Nichel Garcia, Suellen Ramos, Marli Andreas, Luana Ramos, Marilda de Oliveira, Letícia Schmachtenberg (1ª Prenda); Maria Eduarda Slaifer (1ª Prenda Mirim); e Felipe Machado (Peão Farroupilha)

“Todas deixaram explícito que acreditar na cura era essencial para ultrapassar por aquele momento. E diante de situações de descoberta de câncer, procurar ser calma, não perder a fé e buscar auxílio de uma rede interdisciplinar de profissionais da saúde,”

Luce Carmen Mayer – coordenadora da 24ª RT

“Estas atividades realizadas, dentro do tradicionalismo, pelas prendas e peões, desde crianças, são valorosas filosofias de vida. Pois serão levadas para a vida toda. Eles Aprendem a ter o respeito e bons costumes, formando a personalidade deles. A colaboração com as pessoas, comunidade e sociedade, isso que é o importante pra eles.”

Diane Lasta – Conselheira da Liga – Encantado

“Foi tudo feito com carinho, desde a ação online com os depoimentos, as doações feitas pelos municipios da Região e, claro, a noite foi especial para selar tudo isso. Gratidão é a palavra!”

Letícia Schmachtenberg – 1ª Prenda da 24ª RT

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques