Faltam 100 dias para novos sonhos

Foto: Roberta Colombo/divulgação xx
Jéssica Thaís Herrera (centro) e sua gestão vão conhecer as sucessoras, no mês de maio, em Lajeado

Se o tempo passou rápido para a Gestão Estadual de Prendas 2018/19, para a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera, de Lajeado, começa a contagem regressiva com mais intensidade. Ela que conquistou o título, em maio do ano passado, será a anfitriã da 49ª Ciranda Estadual de Prendas, entre os dias 16 e 18 de maio.

O concurso ocorre na cidade da 1ª Prenda Adulta e será a primeira vez na 24ª Região Tradicionalista (24ª RT). Embora, outros títulos estaduais já tenham sido conquistados na Região, nas categorias mirim e juvenil e também o de 2ª Prenda do RS, em 2018, com Carolina Reolon Scariot, o momento será um marco na história do Vale do Taquari e da Região.

Em conjunto com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), coordenadoria da 24ª RT, Prefeitura de Lajeado, e o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, o evento reunirá prendas nas categorias adulta, juvenil e mirim, no maior concurso cultural do Rio Grande do Sul. Em 2018, o certame teve a participação de 73 candidatas que realizaram as provas – durante dois dias. Destas, nove alcançaram o tão sonhado título: ser Prenda do RS!

NA UNIVATES

Segundo a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, as parcerias para o evento já se iniciaram no ano passado, e também o encaminhamento de projeto para a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Para a realização das provas (escrita e artística); Mostra Folclórica e abertura oficial do evento, o complexo da Univates foi um dos primeiros locais visitados e será lá que estas atividades vão ocorrer na sexta-feira, 17, e no sábado, 18.

Para o baile e os resultados da nova gestão, na noite de sábado, o Clube Tiro e Caça será o palco oficial. No entanto, o primeiro contato das prendas e familiares, na quinta-feira, 16, bem como a despedida da atual gestão vão ocorrer na sede do CTG Tropilha Farrapa, casa de Jéssica. A programação completa será divulgada em breve, destaca a coordenadora.

REPRESENTANTES DA 24ª RT

A Capital do Chimarrão, a exemplo de anos anteriores, estará representada no concurso com as Primeiras-Prenda da 24ª RT, Marina Mayer (categoria adulta) e Ana Júlia dos Santos (mirim), integrantes do CTG Erva-Mate. Na categoria Juvenil, a Região concorre com Cristini Zilio, do Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado.

 

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateMarina Mayer, Cristini Zilio e Ana Júlia dos Santos, representam a 24ª RT
Marina Mayer, Cristini Zilio e Ana Júlia dos Santos, representam a 24ª RT

 

Lajeado brilha na essência e cultura dos galpões” – (slogam que estampa o convite)

Adulta1º Lugar: Jéssica Thaís Herrera – CTG Tropilha Farrapa – Lajeado – 24ª RT2º Lugar: Ana Maria Kolling Lamarque – CTG Querência Crioula – Giruá – 3ª RT3º Lugar: Tamara Trentini Rigo – CTG Pousada dos Tropeiros – Santo Antônio da Patrulha – 7ª RTJuvenil1º Lugar: Cristina Kunzler Diemer – CTG Missioneiro dos Pampas – Três Passos – 20ª RT2º Lugar: Nathalia Yasmin Gregoski – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal – Passo Fundo – 7ª RT3º Lugar: Tayline Alves Manganeli – CTG Pedro Telles Tourem- São Francisco de Assis – 10ª RT Mirim1º Lugar: Letícia Soriano Coelho da Silva – 35 CTG – Porto Alegre – 1ª RT2º Lugar: Antônia Cardoso Gracióli Arend – CTG Sentinela da Querência – Santa Maria – 13ª RT3º Lugar – Ester Belegante Nervo – PL Pai João – Água Santa – 7ª RT