GF Essência da Tradição organiza espaço cultural

O Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, por meio do Departamento Jovem e Cultural da entidade, está organizando seu Espaço Cultural, com aproximadamente 800 obras.  Localizado, atualmente, na Casa de Cultura no Parque Municipal do Chimarrão, a entidade logo após a fundação, no início de 2018, recebeu uma grande doação de livros do professor doutor em filosofia Ronie Silveira, segundo a sota-capataz Cristiana Treib Moraes.

“A partir daí começamos a pensar em como poderíamos organizar um espaço para que todos pudessem ter acesso às obras. Juntamente com outras adquiridas pela entidade, mais específicas sobre a cultura gaúcha, hoje está se tornando realidade”, informa.

Cristiana acrescenta que alguns livros foram doados por outras pessoas, mas o professor Ronie fez a doação da maioria “mais de 700”, contabiliza.

 Cristiana destaca que o acervo ainda está em levantamento, porém vai estar à disposição de quem tiver interesse por se tratar de temas bem específicos. “É claro que as obras voltadas ao tradicionalismo ajudarão nos estudos dos nossos integrantes”, enfatiza.

Nome e abertura

A dirigente diz que a entidade, ainda, não tem um nome definido. Mas, acredita que o Departamento cultural, coordenado por Rosângela da Rosa Aquino e a presidente do Departamento jovem, Ketlin Machado da Silva e vice, Nicolas Aquino, “vão fazer uma escolha muito relevante”. Cristiane salienta, também, que a abertura será realizada assim que tiver tudo organizado e retornarem às atividades. “E quando pudermos receber visitas”.

 “Um dizer do nosso benfeitor Ronie Silveira, é que gostaria que este acervo fosse utilizado por quem desse valor a cultura. Temos obras que são verdadeiras raridades na área da filosofia.”

Cristiana Treib Moraes – Sota-capataz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques