Lançamentos: Frente parlamentar Gaúcha e Semana Farroupilha

Santini e Redecker estão à frente da Frente Parlamentar Gaúcha

O dia 7 de agosto, próxima quarta-feira, marcará para os gaúchos uma nova página na história da cultura gaúcha. Dois momentos terão em Brasília seu lançamento oficial: a Instalação da bancada da a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha que tem os deputados federais Ronaldo Santini (PTB), como presidente e Lucas Redecker (PSDB), como vice-presidente. Também no dia vai ocorrer o lançamento da Semana Farroupilha – 2019, com a presença do do patrono dos festejos farroupilhas 2019,  César Oliveira.

Com a presença de autoridades,  tradicionalistas e artistas do Rio Grande do Sul, os lançamentos com festa vão ocorrer no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Jayme Caetano Braun, em Brasília.

CHIMARRÃO 

O presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, de Venâncio Aires, participa do evento garantirá aos visitantes, o mate divulgando a Capital Nacional do Chimarrão. Pedrão, como é conhecido, Brasil afora, vai  ensinar a preparar o chimarrão e divulgar a cultura da Erva-Mate, na Capital Federal.

CHURRASCO

Se o mate fica por conta da Escola do Chimarrão de Venâncio Aires, o churrasco ficará a cargo de Lagoa Vermelha, que também levará à capital federal o Grupo de Arte Nativa (GAN). Já a invernada adulta do DTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, irá apresentar a “Dança da Inclusão”, em que desenvolve a coreografia com olhos vendados, acompanhados da gaiteira Natália Guastuci, cega, que inspirou a criação. O grupo foi o protagonista da quinta temporada do Desafio Farroupilha, reality de danças tradicionais da RBS TV.

PRESENÇAS

Presidente da Campeirada Internacional de Alegrete, Cléo Trindade; o cantor João Luiz Corrêa; Gildinho do Grupo Os Monarcas; Lê Vargas do Grupo Tchê Guri; Paulinho Bombassaro do Grupo Tchê Barbaridade; Paulinho Mocelin músico do Paraná; Beto Frizzo do Grupo Os Mateadores; Patrão Elvio Guagnini Rossi, do CTG Porteira do Rio Grande, organizador do maior Rodeio Crioulo do Brasil (Rodeio de Vacaria); Flávio Ceolin, Patrão do Centro Nativista Boitatá da cidade de São Borja, cidade conhecida como a Capital Gaúcha dos Fandangos, que realizada na semana farroupilha mais de 40 bailes, são algumas das presenças confirmadas.


FRENTE PARLAMENTAR GAÚCHA

Criada na Câmara dos Deputados com 198 assinaturas de representantes dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha promete ser uma importante ferramenta de fomento das inovações culturais, artísticas e sociais no país.

Resultado da soma de esforços de líderes políticos do cenário nacional e de lideranças da cultura do Rio Grande do Sul, a nova Frente tem como propósito enaltecer e valorizar o tradicionalismo gaúcho, uma cultura construída junto ao índio, negro e colono imigrante, com homens e mulheres unidos por seus costumes, crenças, riquezas, hábitos e conhecimentos.

OBJETIVOS DA FRENTE

Assentada nessa essência gaúcha de pluralidade e diversidade de costumes, a Frente nasce tendo como objetivo buscar um futuro próspero de sustentabilidade e promoção da cultura gaúcha. Para tanto, a Frente servirá como elo de engajamento de toda sociedade no desenvolvimento econômico e de políticas públicas.

No campo da geração de riquezas, a Frente busca a valorização do turismo cultural e a consequente criação de emprego e oportunidades que essa atividade acarretará. A Frente terá uma conexão forte com os Centros de Tradições Gaúchas, provocando uma união de esforços para inclusão e preservação da pauta no calendário federal.


O que nos deixou especialmente felizes foi a participação e o acolhimento da iniciativa por parte dos colegas parlamentares de outros Estados. Mesmo quem tem pouca ligação conosco reconhece o valor e a importância da nossa cultura para o país.”

RONALDO SANTINI

Presidente da Frente Parlamentar gaúcha


  • Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha
  • Data: 7 de agosto de 2019
  • Local: CTG Jayme Caetano Braun – Lago Sul – Brasília/DF
  • Horário: 19h

(Contato: 61-3215-1228 e 61-99810-4048)


(Fonte: Deputado Lucas Redecker)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome