Uma pira tradicionalista à espera das centelhas no Parque do Chimarrão

Pira receberá centelhas que vão formar a Chama Crioula oficial de Venâncio Aires (Crédito: AI/Prefeitura)

Para os idealizadores e construtores do monumento, mais uma obra feita com esmero entre tantas que já ergueram. Ela pode não ter o tamanho de outras que passaram por suas mãos. No entanto, o valor deste trabalho carrega um significado que transcende a real compreensão. Embora seja utilizada uma vez por ano, a intensidade do momento será sempre histórico.

E nesta sexta-feira 13, a pira construída no Parque Municipal do Chimarrão marca uma nova página na fusão das centelhas da Chama Crioula, em Venâncio Aires.

Talvez o local não contente a todos. É fato. Mas para os cavalarianos que clamavam em poder honrar o candeeiro a cavalo, agora o espaço vem ao encontro de seus anseios. Que as gerações se entrelacem trazendo o símbolo maior dos gaúchos para a unificação.

Desejamos que todas as comemorações sejam de paz e união, renovando-se os sentimentos e os valores legados por Paixão Côrtes, mentor destes princípios tradicionais e do tema da Semana Farroupilha.

ABERTURA DOS FESTEJOS

Com a fusão das centelhas, nesta sexta-feira, a partir das 20h, abrem-se os festejos farroupilhas, na Capital do Chimarrão que se estendem até o dia 22, com acampamentos no Parque do Chimarrão, conforme a programação. Organizada pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), com o apoio e aporte financeiro da Secretaria Municipal de Cultura, a programação tem a participação de dez entidades tradicionalistas venâncio-airense. Aberta à comunidade, todas as atividades terão ingressos livres, com exceção ao fandango.

PRENDA JOVEM

O Fandango da Prenda Jovem, integra as programações e ocorre neste sábado, 14, no Palco Super Lenz. Na noite, 15 jovens serão apresentadas à sociedade tradicionalista, a partir das 22h, com cerimonial especial para o baile de debutantes à moda gaúcha. O ingresso para o fandango custará R$ 15, e será animado pelo conjunto Bate-Casco.

CAMPEIRA E ARTÍSTICA

Outro evento que estará ocorrendo, neste fim de semana, será a Festa Campeira da ATVA, na pista de laço do parque. As modalidades se iniciam neste sábado, à tarde, e têm sequência no domingo, 15, para todas as faixas etárias.
No domingo, à tarde, as invernadas artísticas do município se apresentam no Palco Super Lenz, onde também ocorre mateada.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome