Brilho de Natal em Londres

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalAnjos na Regent Street
Anjos na Regent Street

Durante o mês de dezembro, mais do que nunca, Londres irradia boas vibrações. Nem mesmo a penumbra sombria que paira sob o céu cinzento londrino nesta época do ano consegue ofuscar o brilho cintilante da decoração de Natal. é verdade que às quatro da tarde já está escuro por aqui mas com o colorido da iluminação natalina os dias se tornam mais alegres e festivos. O sol quase não aparece durante os dias curtinhos do último mês do ano no entanto a euforia de todos à espera do Natal é simplesmente contagiante.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalFortnum Mason
Fortnum Mason
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalOxford Street
Oxford Street

Os britânicos acolhem de braços abertos o clima festivo de final de ano, sempre empolgados seja pelas ruas fazendo compras, ou em casa preparando pratos especiais e seguindo tantas tradições típicas. é pura vibração calorosa, ainda que o clima frio nos aponte para o contrário. O coração pulsante de Londres borbulha pelas avenidas emolduradas por prédios antigos adornados pela decoração de Natal fulgurante.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalSaint Christopher place, bem pertinho da Oxford Street
Saint Christopher place, bem pertinho da Oxford Street
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalBond Street
Bond Street

Impossível não se maravilhar com o brilho natalino destacado em cada canto da capital britânica. O que eu mais adoro neste período que antecede as comemorações de Natal são as vitrines decoradas. Eu amo visitar as grandes lojas de departamento (e são tantas por aqui!) e passar horas contemplando os maravilhosos espetáculos que elas oferecem através de suas janelas ornamentadas.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalVitrine da Harrods
Vitrine da Harrods
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalBurlington Arcade
Burlington Arcade

Vitrines temáticas que se transformam em palco de teatro, retratando contos de fadas, dentro e fora das grandes lojas. A decoração das vitrines faz parte da cultura daqui tanto que algumas podem facilmente ser confundidas com instalações de arte, com narrativas sempre cheia de detalhes. As grandes lojas competem entre si na montagem da vitrine mais original e investem pesado na decoração para o período festivo. Selfridges, Liberty e Harrods são as minhas preferidas. E nesta semana fui lá conferir de perto. A loja de departamento Selfridges é uma das mais tradicionais, localizada na famosa rua comercial de Oxford Street.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalVitrine da Selfridges
Vitrine da Selfridges
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMuitas lantejoulas na roupa do Papai Noel!
Muitas lantejoulas na roupa do Papai Noel!

Fundada no início dos anos 1900 pelo americano Harry Gordon Selfridges a loja transformou o hábito de compra dos britânicos oferecendo uma experiência diferenciada, principalmente ao público feminino, que teve a chance de se libertar através do consumo adquirindo produtos que até então eram considerados tabu tal como cosméticos e perfumaria. Um homem visionário, à frente de seu tempo, Selfridges criou vitrines bem elaboradas pra divulgar seus produtos, conceito que permanece até hoje. Neste ano a loja de departamento decorou suas 12 vitrines seguindo o tema “Brilhe sem parar”, destacando em cada uma, a figura do Papai Noel vestido em trajes reluzentes, cobertos de lantejoulas.

 

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalVitrines temáticas da Harrods com patrocínio da Burberry
Vitrines temáticas da Harrods com patrocínio da Burberry

Na Harrods, loja de departamento mais famosa de Londres, o tema de Natal percorre todos ambientes até as grandes vitrines que neste ano destacam a marca britânica Burberry. O tema “Um conto de fadas tipicamente britânico” retrata as aventuras de duas crianças vivendo numa mansão de campo e se divertindo na paisagem de neve. Pelas 29 janelas gigantes pode-se vislumbrar carros voadores, banheiras flutuantes, passagens secretas, montanhas de neve, e tanto mais.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalSelfridges cor de rosa!
Selfridges cor de rosa!

Visitantes podem interagir com a narrativa através de paineis sensoriais, criando som e movimento aos personagens da vitrine. Todos os anos o comércio de Londres capricha na decoração. As vitrines despertam a magia de Natal tanto em crianças quanto adultos que lotam as calçadas em torno das grandes lojas.

 

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalOlha eu ai! iluminada pelos anjos londrinos...
Olha eu ai! iluminada pelos anjos londrinos…

[GALERIA_852]