Castelo de Trakai

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalCastelode Trakai, sul da Lituânia
Castelo de Trakai, sul da Lituânia

A viagempela Lituânia durante o verão foi muito marcante pois além de absorver a beleza extraordinária destepaísàsmargens do Mar Báltico acabamos imersos na história do país ao visitar monumentos e castelos magníficos. Foi assim que chegamos ao vilarejo de Trakai, A pequena cidade está situada a 30km de Vilnius, cercada por mais de 200 lagos e paisagens magníficas, e abriga o único castelo no leste europeu construído numa ilha. Um vilarejo pitoresco, tombado pela Unesco como patrimônio histórico, pleno de charme com casinhas de madeira, coloridas, museus, pequenos cafés e várias barracas de artesanato e souvenirs.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalDezenas de lojinhas de souvenirs, artesanato e bijuteria de âmbar, na beira do lago de Trakai
Dezenas de lojinhas de souvenirs, artesanato e bijuteria de âmbar, na beira do lago de Trakai

[GALERIA_351]

A atração principal da cidade é o castelo medieval, um exemplo vivo da riqueza cultural da Lituânia. Sua construção foi iniciada durante o Grão Ducado da Lituânia, no final do século XIV, antes mesmo de o Brasil ser descoberto! Nesta época a Lituânia ostentava grande força e poder pois países como a Polônia, Bielorrússia, Ucrânia e parte da Rússia faziam parte do território lituano. O país era comandado pela nobreza que vivia nesta fortaleza. Como a maioria das construções nesta região, ao longo da história, o castelo foi destruído e danificado, mas felizmente passou por um processo de restauração e revitalizado de maneira tal que mal se percebe a diferença entre o novo e o velho.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalParte interna do castelo
Parte interna do castelo

A beleza espetacular do castelo pode ser avistada de longe, na estradinha que dá acesso ao vilarejo. As torres medievais, de tijolos vermelhos, refletem na água cristalina do lago Galve. O dia está quente, muita gente na rua, e em volta da fortaleza, os lituanos se refrescam do jeito que podem. Do jeito que gostam! Velejando, andando de barquinho, caiaque ou simplesmente nadando nos lagos imensos. Várias famílias aproveitam os gramados em volta do castelo para fazer piquenique, os mais velhos se divertem jogando cartas enquanto a criançada usa a ponte do castelo como trampolim para pular na água. Tudo bem simples, sem muita estrutura. O que conta é a diversão e alegria estampadas nas carinhas sorridentes.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoallituanos curtindo o verão no lago em torno do castelo de Trakai
lituanos curtindo o verão no lago em torno do castelo de Trakai

A estação do calor é sempre acolhida de braços abertos e os momentos em família vividos com grande intensidade na tentativa de prolongar cada minuto do verão, tão curto, se comparado ao inverno gelado de quase seis meses. Além dos visitantes ao castelo, durante o verão, Trakai atrai milhares de turistas pois se transforma num balneário, oferecendo várias modalidades de esporte aquático.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalcasa típica da Lituânia, de madeira com três janelas frontais
casa típica da Lituânia, de madeira com três janelas frontais