Londres brilhando para o Natal

Com o mês de novembro quase chegando ao fim, os dias aqui na terra da Rainha estão cada vez mais curtos e frios. A decoração cintilante de Natal trata de ocultar o clima cinzento e gelado tão peculiar no velho continente durante os últimos meses do ano. Em Londres, neste ano a cidade reavivou o brilho da decoração das ruas e praças. Com a situação da Covid sob controle devido ao programa de vacinação, os britânicos praticamente retornaram à vida normal. Ou seja, um novo jeito de viver, convivendo com o temido virus. O uso de máscara deixou de ser obrigatório mas muitos continuam usando em locais fechados. Distanciamento social e uso de álcool gel é normal em todos lugares, até mesmo pelas ruas.

Se no Natal do ano passado a capital parecia vazia e triste devido à pandemia e lockdown, o período natalino de 2021 traz consigo o deslumbre tradicional das luzes coloridas. Impossível não se maravilhar pelas ruas londrinas. Seja pelas grandes avenidas ou pequenos guetos e ruelas, por onde se passa somos acolhidos pelo brilho incandescente das luzes de Natal.

Nesta semana, de volta à Londres, aproveitei para curtir um pouquinho o clima natalino nesta metrópole de mais de dois mil anos. A um mês da festividade mais aguardada pelos britânicos o país inteiro vive a atmosfera frenética de preparação ao grande dia. A Oxford street, rua comercial mais famosa de Londres, estava lotada de gente indo e vindo, escolhendo presentes e lembrancinhas. A preocupação maior é sempre o banquete de Natal que por aqui acontece na meia tarde do dia 25 de dezembro. A véspera passa em branco para a maioria dos ingleses. Presentes no dia 24, nem pensar! Neste ano os ingleses estão tendo que lidar com um problema a mais, muitos produtos não chegarão a tempo nas prateleiras dos mercados devido à falta de motoristas e burocracia nos portos de entrada, agora que o país está oficialmente fora da União Europeia.

Borboletas brilhantes na rua de Carnaby

Nesta época do ano tudo brilha em Londres! As longas noites de inverno são geladas mas caminhando pelas ruas coloridas nosso coração se aquece rapidamente. A decoração londrina esbanja euforia contagiando cada cantinho da cidade. O coração pulsante de Londres borbulha pelas avenidas emolduradas por prédios antigos adornados pelas luzes incandescentes das festas de fim de ano. Seja pelos bairros famosos ou distritos mais distantes a decoração de Natal surpreende até os menos empolgados com as comemorações.

Meu passeio na noite gelada de quinta-feira desta semana iniciou na Oxford Street, caracterizada pelas centenas de lojas, disputando a atenção das milhares de pessoas que por ali passam todos os dias. Mais adiante vou seguindo pela famosa avenida Regent street, minha preferida em qualquer estação do ano e para mim a rua mais elegante de Londres. Neste Natal, a exemplo de outros anos, a Regents está enfeitada com anjos luminosos que parecem fazer parte do céu londrino. Mais à frente, no bairro de Soho, nos juntamos à multidão da Carnaby Street, maravilhados com a decoração deste cantinho londrino transformado num festival de cores. Neste ano, o tema das luzes da famosa rua do “swing” dos anos 60 é um caleidoscópio com mais de 600 borboletas 3D e 2D gigantes e brilhantes. Cada borboleta foi decorada à mão com as asas reluzindo na luz de neon. A instalação apresenta um colorido incrível representando o ciclo evolutivo das borboletas como uma metáfora exemplificando o renascimento espiritual, a transformação, a mudança e a esperança.

Rua de Oxford estrelada para o Natal

As luzes cintilantes dominam a Bond street emoldurada por lojas de grifes famosas e onde mergulhamos no luxo e ostentação de vitrines deslumbrantes . Na icônica praça da Piccadilly Circus contemplamos dezenas de asas cintilantes pincelando a penumbra do céu londrino. Algumas quadras adiante na praça de Leicester o mercadinho de Natal emana aquele sabor típico de Natal, numa mescla de especiarias e bebidas quentes e que nos leva até o bairro de Covent Garden, outro preferido dos londrinos com inúmeras lojinhas decoradas para o Natal, restaurantes e barzinhos. Não importa o caminho, em Londres encontramos a magia de Natal em qualquer lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques