Uniforme escolar na Inglaterra

[GALERIA_352]

Setembro significa volta às aulas em todo continente europeu. O ano letivo inicia em setembro e termina em junho/julho no começo do verão europeu. Nesta semana a criançada voltou à escola enquanto os universitários retomam as aulas no final do mês. Aqui na Inglaterra a expectativa de recomeço é enorme. Para os ingleses as férias de verão desestruturam a dinâmica familiar e muitos pais têm dificuldade em entreter os filhos durante as seis semanas que as escolas do governo ficam fechadas. O desespero dos pais é visível nas semanas que antecedem o retorno à sala de aula. Nos grandes supermercados e lojas de departamentos, a parte dedicada aos uniformes escolares fica sempre lotada de famílias comprando e experimentando peças.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalMinha filha Sophia pronta para o recomeço das aulas
Minha filha Sophia pronta para o recomeço das aulas

No Reino Unido o uso de uniforme é obrigatório em todos estabelecimentos de ensino, seja da rede pública ou particular. A cor do uniforme varia conforme a escola mas geralmente para as meninas consiste de saia cinza/preto, meia-calça escura e blusão durante os meses do outono/inverno e vestido listrado e meia branca na primavera/verão. Já os meninos na escola primária, até os 11 anos, usam calça cinza ou preta e blusão com emblema da escola. No ensino médio os alunos vestem ternos escuros com camisa branca ou azul claro e gravata da escola. O uniforme escolar é uma tradição britânica que data do século XVI quando durante o reinado de Henrique VIII os privilegiados alunos vestiam fraques azul marinho, em inglês “bluecoats”.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalCalçado  preto faz parte do uniforme escolar na Inglaterra
Calçado preto faz parte do uniforme escolar na Inglaterra

Um fato interessante do uniforme aqui são os sapatos, sempre na cor preta. Aqui ninguém compra sapato um pouco maior, “para durar mais…”!e ninguém usa tênis para ir na aula.A maioria das lojas de calçados vende sapatos anatômicos para serem usados na escola e o tamanho do pé da criança é medido usando equipamento específico. .A numeração varia de acordo com o comprimento e largura do pé.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalTamanho do pé é medido através de equipamento eletrônico
Tamanho do pé é medido através de equipamento eletrônico

A rede de lojas de calçados Clarks é a preferida dos britânicos pois dispõe de calçados deexcelente qualidade e bom preço, sem falar no ótimo atendimento. E foi justamente numa das filiais da Clarks que levei meus filhos nesta semanapara medir o pé e comprar sapatos novos para o novo letivo. De volta às aulas com sapatinho novo! Confira nas fotos.

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalA numeração dos calçados para as crianças varia de acordo com a largura do pé
A numeração dos calçados para as crianças varia de acordo com a largura do pé

Foto: Solange Silberschlag Beglin / arquivo pessoalConferindo tamanho e conforto no pé
Conferindo tamanho e conforto no pé