Vilarejo inglês de puro charme: Lower Slaughter

Cotswolds, a Inglaterra dos sonhos

O interior da Inglaterra é recheado de história, tradição, sonhos e magia. Dos castelos imponentes e mansões rurais deslumbrantes aos cottages encantadores que permeiam a paisagem verdejante de campos pastoris. Um mergulho nos outros tempos é garantido! A região dos Cotswolds, localizada à 160km de Londres, é bem assim: histórica e plena de charme, mantendo seus traços rurais, paisagens bucólicas e cidadezinhas que escaparam o grande desenvolvimento urbano.

Esta é a Inglaterra dos sonhos!

Este distrito bem no coração da Inglaterra é caracterizado por paisagens idílicas e um emaranhado de vilarejos cativantes com casinhas antigas, pubs, casas de chá, lojinhas e antiquariados espalhados pelas ruelas antigas.Historicamente a região dos Cotswolds se destacou como pólo da indústria de lã de ovelha, pela posição geográfica central e pastagem abundante. E assim, é quase certo que em cada cidadezinha encontraremos uma rua denonimada Sheep Street (Rua das Ovelhas)! Para conhecer a verdadeira Inglaterra é preciso, justamente, aventurar-se pelo interior, recortando estradinhas sinuosas e descobrindo rincões preciosos escondidos entre suaves colinas e riachos de água límpida. Seguidamente passeamos pela região dos Cotswolds para visitar familiares do meu marido e no último fim de semana aproveitamos para dar uma escapada romântica ao vilarejo de Lower Slaughter.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalcharme e tranquilidade ...
charme e tranquilidade …

Uma cidadezinha minúscula, com população de pouco mais de 250 pessoas. À primeira vista, o nome “Slaughter” (no inglês moderno: abate/matança) parece assustador mas se refere, na verdade, a pantanal , cujo significado origina-se na grafia arcaica da língua. Pantanal, no entanto, está bem longe de descrever este precioso lugar! Lower Slaughteraparece com frequência na lista de vilarejos mais lindos e românticos da Inglaterra. E com toda razão! A paisagem que reveste a cidadezinha é digna de cartão postal. Um emaranhado de casinhas típicas, construídas em pedra cor de mel, formam um cenário dos sonhos.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalvilarejo parece ter saido de um conto de fadas!
vilarejo parece ter saido de um conto de fadas!
Foto: S S Beglin / arquivo pessoaladorei! cesto de sachês de lavanda à venda na frente da casa, com cofrinho do lado para o pagamento
adorei! cesto de sachês de lavanda à venda na frente da casa, com cofrinho do lado para o pagamento

Ao passear pela minúscula aldeia a sensação é de estar voltando no tempo, numa passarela romântica, como se estivesse vivendo um conto de fadas. Acrescentam-se ai as águas plácidas do córrego cristalino que corta o vilarejo e as pontezinhas antigas ligando um lado ao outro, e estamos imersos numa fábula! Lower Slaughter é puro encanto, um lugar perfeito para passear sem pressa, curtindo o ócio, sem culpa. Não tem um lugar específico para se visitar, pois o passeio como um todo é encantador e gratificante.

A atração principal é o próprio vilarejo, transpirando serenidade com arquitetura que remete aos séculos passados. Pouco mudou desde a primeira construção há mais de quinhentos anos. No moinho usado para tecelagem, viajamos rapidamente ao período em que a região simbolizava progresso na indústria de lã. Tudo ainda muito bem preservado, embora o local hoje em dia tenha sido transformado em museu, com uma lojinha e café. Mais adiante, percorremos a ribeirinha do riacho até chegar na belíssima igreja St Mary com construção original que remonta ao século XIII.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalantigo moinho de tecelagem
antigo moinho de tecelagem
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalLojinha de souvenir não pode faltar!
Lojinha de artesanato

Visitar Lower Slaughter é um mergulho no passado vivendo a essência do jeito britânico em sua simplicidade e despretensão. É caminhar devagarinho, suspirando e absorvendo o charme acolhedor dos casarios antigos refletindo no riacho de águas límpidas. É deixar-se deslumbrar pelo encanto dos graciosos jardins, sem sentir o tempo passar, digerindo o sabor adocicado da primavera. Um passeio tranquilo, para relaxar, para lavar a alma, bem longe do burburinho dos centros urbanos. Durante séculos a região dos Cotswolds inspirou artistas, escritores e poetas e continua até hoje fascinando a todos que se dispõem à visitá-la.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalolha eu ai!
olha eu ai! fazendo pose….

COMO CHEGAR – melhor maneira é de carro. Lower Slaughter está situada bem pertinho de Bourton-on-the-Water, a Veneza dos Cotswolds, e também de Stow-on-the-Wold.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalriacho recorta o vilarejo
riacho recorta o vilarejo