Alguns cuidados nas suas férias

Nesta altura do ano, muitos já saíram, estão saindo ou ainda pretendem sair de férias. Desta forma, nada melhor do que relembrar alguns cuidados muito importantes. É preciso que a viagem de férias realmente vá assegurar um descanso sem sobressaltos, para poder voltar revigorado.

Para que possas te sentir bem e tudo isto passe a correr com mais tranquilidade, valem algumas dicas muito importantes:

– Já no início da viagem muitos sentem o enjôo de movimentos. Esta é a tal da indisposição que muitos sentem ao viajarem de carro. Percursos longos ou com curvas mexem no labirinto, que é a área do ouvido responsável pelo nosso equilíbrio e orientação espacial. Quem tem enjôo pode tomar remédios. Mas um alerta: os motoristas devem ficar longe deles, pois estes medicamentos costumam causar sonolência.

– É sempre bom ter alguns remédios essenciais na mala de viagem. Não se deve levar uma farmácia inteira, porém, convém que se leve analgésicos, do tipo mais comum, remédios contra enjôo e antitérmicos. Também convém ter à mão algum material para curativos. Nas farmácias existem diversos tipos de pacotes com gaze, pronta para uso e esparadrapo ou micropore. Não se deve simplesmente cobrir pequenos ferimentos com mercúrio, merthiolates ou pomadas. Sempre que houver um pequeno ferimento, este deve ser limpo da melhor maneira possível, coberto com material esterilizado ou limpo, para depois poder-se procurar um posto de atendimento médico ou ambulatório. Aliás, surgindo problemas mais graves, sempre se deve procurar auxílio médico.

– Deve-se estar de olho na dieta: é preciso estar atento para a qualidade da comida que se irá consumir, para evitar intoxicações alimentares. Jamais se deve ingerir alimentos expostos ao ar livre e sem refrigeração. Dê preferência a pratos cozidos e a frutas que possam ser descascadas. Os pratos típicos e alimentos produzidos na região costumam ser mais frescos. Não cometa excessos. Evite comida gordurosa e carnes que vão exigir mais do seu corpo na digestão.

– Enfim, sol, mar e muito, muito calor!!! Previna-se contra diarréias, que podem surgir pelo consumo de água contaminada ou não tratada ou por alimentos deteriorados pelo calor. Atenção: as caixas d´água nas casas da praia podem conter água contaminada, por terem ficado um ano inteiro sem uso. É preciso que se faça uma rigorosa limpeza e mesmo assim, convém consumir esta água apenas depois de fervida. Altas temperaturas podem também causar queda de pressão ou desidratação. Para isto só há um remédio, que é tomar muito líquido (água mineral, chimarrão, etc.)

Portanto, aos viajantes que estão saindo para as suas férias, um bom e saudável passeio!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome