O verão e as micoses

Pois é gente. O calor do verão já está castigando ou quem sabe, fazendo seu papel de atrativo para as férias na praia ou simplesmente na piscina ou mesmo no balneário do rio. Até lá nada demais, porem… (sempre tem o porém…) … as micoses também gostam de calor e da umidade. Trata-se de uma lesão de pele, causada por fungos, que pode surgir especialmente em áreas mais abafadas como nas virilhas, nas axilas, entre os dedos dos pés, sob as mamas, nas unhas e até nos cabelos. Na verdade os fungos podem ser contaidos em qualquer lugar, como no chão, nas pessoas ou até nos animais. Não há quem não conheça o tal de “pé de atleta” ou “frieira”, que vem a ser a presença do fungo entre os dedos dos pés ou mesmo a “tínea cruris”, um tipo de micose que costuma desenvolver-se na base das coxas e que é tão temida por quem vai fazer exame médico para a piscina.

Na verdade todas estas lesões têm algumas características em comum, pois se apresentam como pequenas áreas que descascam e soltam uma “poeirinha” de cor da pele, causando muito prurido e que ao se coçá-las, facilmente inflamam, podendo dar origem a feridas com secreção purulenta.

Mas, o que fazer para evitar todo este incômodo? Precisamos evitar a contaminação: Não de deve compartilhar roupas (nada de emprestar calção de banho ou biquíni, muito menos emprestar cuecas ou calcinhas!). Deve-se evitar andar descalço em locais públicos. Não se deve SENTAR DIRETAMENTE NA AREIA DA PRAIA ou tomar emprestados chinelos ou sapatos.

Em segundo lugar, as unhas devem sempre ser limpas e bem aparadas. É bom ter certeza que o material da “manicure” realmente esteja sendo esterilizado adequadamente. Muito cuidado com o tal do “potezinho” para amolecer as unhas! É um perigo!

Em terceiro lugar, é bom relembrar que o fungo gosta de calor e umidade: Depois do banho, vamos secar bem as dobras das virilhas, as axilas, debaixo das mamas, entre os dedos. Roupas apertadas são muito usadas pelas “meninas” e apreciados pelos “meninos”, entretanto, tudo que é confeccionadas com material sintético, como lycra ou nylon, dificulta a boa ventilação e … os fungos agradecem.

Agora vejamos: dizem que gaudério não cria micoses por que anda “só” de bombachas. Então, para as “meninas” e os “meninos” … novamente o recado: muita roupa de algodão para este verão! Só para lembrar, para realçar a beleza, seja interna ou externa, não é aquela roupinha um pouco menos apertada que vai esconder os dotes pessoas de cada um.

Então pessoal, quem sabe, vamos viver este verão com um pouco mais folga nos “panos” e também mais saúde na pele.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome