Problemas da vida moderna

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas já devem ter ouvido falar em LER ou DORT. Na verdade são a mesma coisa, pois, o que até pouco tempo era conhecido como lesões por esforço repetido (LER) passou a se chamar distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT). Tudo isto vem a ser um conjunto de afecções que acomete os músculos, fáscias musculares, vasos sanguíneos, pele, tendões, articulações e nervos do aparelho locomotor.

Com isto irá aparecer a dor e esta fará com que o indivíduo passe a assumir posturas inadequadas, retraindo tendões ou apresentando uma rigidez das articulações. Isto levará a mais dor, iniciando um círculo vicioso sem fim.

A chamada tenossinovite, ou seja, uma inflamação do tecido que reveste os tendões e a chamada síndrome do túnel do carpo, aquela dor intensa que aparece nos punhos das pessoas que trabalham com computador, são as mais conhecidas pela população em geral.

O DORT não é exatamente uma coisa nova, tanto que, existem relatos de que há séculos já havia uma doença que acometia os escribas e as costureiras, pois estes passavam o dia sentados e executando sempre o mesmo movimento e que em conseqüência disto passavam a se queixar de muita dor nas mãos ou nos braços.

Mas, o que nós temos a ver com isto? Vamos detalhar alguns dados, para que possamos ver como isto também nos afeta.

Procurem ficar atento para algumas situações que podem ocorrer como, por exemplo, tentem identificar posturas incorretas e a repetição de determinados movimentos:

– A movimentação constante do punho, com flexões, extensões e desvios laterais, ou os movimentos de digitação ou ainda do uso prolongado de chaves de fenda, acabam levando ao esgotamento das estruturas envolvidas, provocando dor.

– A movimentação dos braços, com flexões e extensões, como o faz o professor em sala de aula, costuma produzir dor no ombro ou no braço.

– Os movimentos vibratórios, produzidos pela britadeira, com certeza irão produzir uma dor muscular em todo o corpo.

Pois bem, o problema também existe entre nós. E o que pode ser feito? Também aqui a prevenção é o melhor remédio. Uma série de exercícios de alongamento e relaxamento muscular vem a ser uma boa maneira de diminuir o traumatismo causado por este esforço repetitivo. Cadeiras ajustáveis possibilitam uma boa proteção para as costas. É indispensável que haja um adequado apoio para os pés, para quem trabalha sentado durante todo o dia. O mouse e o teclado do computador devem estar alinhados, com um adequado apoio para o punho. Da mesma forma a iluminação deve ser instalada de forma a evitar reflexos e sombras.

Como vocês podem ver, no dia a dia todos estamos expostos às influências destas chamadas complicações modernas e precisamos prevenir os seus efeitos maléficos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome