Viver mais com mais saúde

As pessoas vivem cada vez mais tempo. Quem chegou aí pelos setenta ou oitenta anos, certamente deve lembrar da época em que a maioria não ultrapassava os sessenta. Graças à medicina e, possivelmente, a uma melhor qualidade de vida, vive-se mais. Entretanto, muito pode ser feito para melhorar ainda mais esta longevidade com mais qualidade. Vejamos algumas dicas:

Em primeiro lugar, será preciso manter hábitos saudáveis. O tabagismo, o alcoolismo, o uso de drogas e a própria poluição do ar que respiramos representam um grande risco ao nosso organismo. As boas horas de sono são fundamentais para que possamos relaxar e revitalizar nosso organismo.

A correta alimentação será primordial, pois dela irão depender uma série de outros fatores. Neste sentido será importante que a alimentação seja variada, rica em frutas e verduras, ao mesmo tempo em que se vá restringir o consumo de carne vermelha e evitar gorduras e doçuras.

A atividade física, segundo a Organização Mundial da Saúde, vem a ser elemento fundamental, para realmente transformar a terceira idade na melhor idade. Desta forma, a melhor idade sem obesidade, sem diabetes ou ao menos com ela controlada, sem pressão alta, sem osteoporose, sem colesterol alto e sem todas as suas implicações, como doenças cardíacas e vasculares também não precisará vir acompanhada do excessivo consumo de tantos medicamentos, com todas as suas consequências maléficas.

Somente desta forma, melhorando nossas condições físicas e a disposição para as atividades diárias estaremos evitando o estresse, o isolamento e a depressão. Aliás, o melhor remédio contra a solidão e o isolamento, sem dúvida, é o enriquecimento intelectual por meio de exercícios de memorização e de leitura, associado a uma convivência saudável com outras pessoas.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome