Natal para agradecer e se emocionar

A edição de hoje da Folha do Mate está especial. O caderno Mensagens de Natal, encartado no jornal, é um convite para se emocionar. Assim como no ano passado, resgatamos a tradição de publicar mensagens enviadas por leitores para homenagear amigos e familiares.

Mais do que isso, nas últimas semanas, eu e a colega Cassiane Rodrigues garimpamos histórias marcantes para convidar as pessoas a escreverem um depoimento de agradecimento. Tenho certeza que, assim como nós, você também vai se sensibilizar.
Entre as histórias, estão depoimentos de quem venceu a Covid, enfrentou o câncer ou viveu a experiência angustiante de ter um filho ou afilhado prematuro na UTI. Mensagens de quem teve a casa inteira consumida por um incêndio, quem driblou a deficiência para estudar ou teve a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho com ajuda de uma ONG.

Relatos de ações simples, do dia a dia, também integram este caderno e confirmam o quanto a gratidão não está ligada à grandeza dos acontecimentos, mas à forma de encarar a vida, valorizando pequenos gestos, como um chimarrão com a avó, um colega de trabalho inspirador e um namorado que é parceria para todas as horas.

Ontem pela manhã, quando fui fazer a foto de capa do caderno, me senti muito grata, ao ver a alegria da dona Maria Celita Camara, que completa 85 anos neste domingo. Leitora assídua da Folha do Mate, ela adora a companhia dos bisnetos Matheus e Mathias e da neta Carini Camara (foto), que fez questão de homenageá-la.

Comemoração em Travessa

A comunidade escolar de Linha Travessa comemorou, ontem, com direito a brinde de espumante, a confirmação do Turno Integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A mobilização de pais, professores e estudantes existe há anos e foi retomada com o objetivo de garantir o atendimento aos estudantes no turno oposto ao da aula.

Comunidade escolar de Linha Travessa comemora a boa notícia (Foto: Divulgação)

Na tarde de quarta-feira, 22, o coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, confirmou, em primeira mão, à repórter Bruna Stumm, que a escola seria contemplada com o Turno Integral. A notícia causou uma reviravolta na pauta e alegria na Redação, afinal, vibramos com as conquistas da comunidade, especialmente quando acompanhamos a luta, como foi o caso de Linha Travessa. Na foto, o registro da comemoração enviado pela diretora Liege Machry Regert.

Combate às fake news

Se eu pudesse desejar um presente de Natal, ele seria um mundo sem fake news! Não estou falando da ilusão do Papai Noel distribuindo informações verdadeiras por aí, mas de um aumento da consciência de que cada um tem um papel importante na divulgação de notícias. Para auxiliar, compartilho algumas dicas do que você pode – e deve – observar antes de passar adiante alguma informação nas redes sociais.

  • Confira a data a publicação
  • Veja se a notícia está publicada em um site de um meio de comunicação confiável
  • Confirme se há alguma fonte na notícia. Quem está dando a informação?
  • Desconfie de títulos chamativos e sensacionalistas
  • Nem tudo o que você deseja que se torne realidade é uma notícia verdadeira. Desconfie!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques