Notícias da Alfredo: a comunicação na escola

-

Quem acompanha a coluna sabe o quanto a educação é um assunto recorrente por aqui. Sou uma grande admiradora do tema e suspeita para falar do assunto. Para mim, ela é primordial para o desenvolvimento da sociedade e a emancipação dos sujeitos.  

Foto: Divulgação

Nesta semana, fiquei encantada ao conhecer o trabalho dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, que integram a oficina de Letramento. Fui convidada pelo professor de Língua Portuguesa Flávio Cezar dos Santos a compartilhar com eles um pouco da minha experiência e rotina como jornalista, a fim de contribuir com o jornal on-line ‘Notícias da Alfredo’. Por meio de um perfil no Instagram, os alunos divulgam fatos do dia a dia da instituição, que, diga-se de passagem, muito se destaca em Venâncio Aires.

No fim, saí com a sensação de ter aprendido muito mais do que ter ensinado. Que sensação boa estar com aqueles adolescentes que, em turno oposto ao da aula, vão para a escola para desenvolver um projeto de comunicação. Sentada em círculo com eles, enquanto dividiam lanche, café e muitas ideias, foi muito simples explicar como funciona uma reunião de pauta e sugerir temas para as matérias.

Ideias, aliás, é o que não falta para o grupo, que trabalha organizado e com tarefas bem determinadas para produzir textos, fotos, acompanhar os eventos da escola e fazer as postagens na rede social. Vi neles um olhar crítico e um senso de pertencimento à comunidade escolar que me encheram de esperança. Conhecer é o primeiro passo para se tornar um cidadão ativo e participante. E por falar nisso, os repórteres mirins da Alfredo Scherer planejam, inclusive, realizar entrevistas fora da escola, referentes a assuntos de interesse público.

Na saída, brinquei com uma das alunas que tinha ficado com vontade de voltar a estudar e participar do projeto deles e de tantas outras ações bacanas da escola. A biblioteca toda colorida, com as paredes com ilustrações de personagens da literatura, mereceria um texto à parte! Parabéns ao professor Flávio, à direção do educandário e, especialmente, a esses estudantes protagonistas, que têm cumprido de forma muito bonita e comprometida seu papel na educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes