(Foto: Divulgação)

Lasanha à bolonhesa é um daqueles clássicos italianos que ganharam o mundo.
E como tal, coleciona fãs e versões pelos quatro cantos do globo.

Por aqui, quase sempre, a receita segue a base de massa fresca ou seca e molho de tomate com carne moída. Para preencher as camadas, entram os frios: presunto e muçarela picados, ralados ou em fatias. E, para ‘dar um toque especial, entra também molho branco. É inegável que fica uma delícia.

Porém, essa delícia não pode ser chamada de ‘lasanha à bolonhesa’.

A explicação: para ser nominada como tal, ela deve ser feita seguindo a receita original, criada em Bolonha, na Itália. A seriedade é tanta que a cidade italiana investiu em processos que ajudassem a preservar esse patrimônio gastronômico.

E o que ela precisa ter para ser considerada autêntica? A seguir, listo todos os passos para quem quer seguir essa ‘lei da pureza’ e aproveitar uma lasanha com todo o sabor e tradição.

INGREDIENTES

Molho à bolonhesa
* 300 grama(s) de carne bovina moída (patinho ou alcatra)
* 150 grama(s) de panceta
* 50 grama(s) de cenoura
* 50 grama(s) de aipo
* 50 grama(s) de cebola
* 300 grama(s) de polpa de tomate ou de tomates pelados
* 3 colher(es) de sopa de azeite ou 2 1/2 colheres de sopa de manteiga
* 1/2 xícara(s) de chá de vinho branco seco
* 1/2 xícara(s) de chá de leite integral
* Caldo de legumes, o quanto for necessário
* Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho bechamel
* 1 xícara(s) de chá de farinha 00
* 100 grama(s) de manteiga
* 1 litro(s) de leite fresco
* Sal a gosto
* Noz-moscada a gosto

Massa
* 700 grama(s) de farinha 00
* 3 ovos
* 350 grama(s) de espinafre cozido, bem escorrido e picado

Montagem
* 1 receita de molho à bolonhesa
* 400 grama(s) de queijo parmesão ralado
* 1 receita de molho bechamel
* 200 grama(s) de manteiga
* 1 quilo(s) de massa verde

MODO DE PREPARO

Molho à bolonhesa
Coloque a panceta, preferencialmente em uma panela de barro ou alumínio, para fritar. Adicione o azeite ou a manteiga e coloque a cebola, aipo e cenoura picados finamente. Deixe refogar bem. Junte a carne moída, misture bem com uma colher de pau e deixe até dourar.
Adicione o vinho e mexa delicadamente até que esteja completamente evaporado. Coloque os tomates e deixe cozinhar lentamente por até duas horas; acrecente, quando estiver muito seco, um pouco de caldo. Por fim, coloque o leite para amaciar a acidez do tomate. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Molho bechamel
Em uma panela, coloque a manteiga para derreter, em fogo baixo. Atenção ao ponto: a manteiga deve derreter mas não ferver.
Aumente o fogo e acrescente toda a farinha. Deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos, até obter cor dourada. Acrescente aos poucos o leite e misture com um batedor de claras até ferver. Passe o molho em uma peneira e tempere com o sal e noz-moscada

Massa
Em uma tigela, coloque a farinha, o espinafre cozido e picado e os ovos. Com os dedos,, misture bem todos os ingredientes até que se torne uma massa homogênea de tom verde. Deixe descansar por uma hora.
Após o descanso, com um rolo, estique bem a massa. Coloque no fogo uma panela grande, com três quartos de água e com sal, para ferver. Corte a massa em retângulos de cerca de 15×10 e jogue-os nesta água fervente: retirá-los logo que vierem à superfície. Depois, passe rapidamente em água fria, seque em um pano branco limpo de algodão ou de linho.

Montagem
Unte o fundo da assadeira com manteiga e espalhe algumas colheres de molho de carne e bechamel. Cubra com os retângulos de massa necessários e despeje uma fina, mas abundante, camada de molho bechamel, alguns flocos de manteiga e muito parmesão. Repita a operação, por no mínimo, seis camadas.

Termine com uma camada que tenha um pouco de ragu, misturado com um pouco de bechamel, um pouco de manteiga e uma pitada de queijo parmesão. Por fim, espalhe um pouco de manteiga nas laterais da assadeira. Em seguida, leve ao forno por 25a30 minutos a 180oC graus em forno pré-aquecido. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome