O corte sul-americano mais conhecido, o bife ancho carrega em seu nome muita tradição, ganhando cada vez mais o coração do churrasqueiro brasileiro. E não é para menos. Afinal, essa peça possui muita qualidade, a credenciando para qualquer lista de carnes Premium de churrascos gourmets.

A história do bife ancho. De origem argentina, “ancho”, em espanhol, significa “largo”. Seu significado, de maneira direta, já mostra para o churrasqueiro qual é a forma correta de degustar essa carne, ou seja, com bifes de no mínimo dois dedos ou 4 cm de altura.
Retirado da parte dianteira do contrafilé, o ancho é chamado de maneiras diferentes nos países em que é consumido.

Bife ancho x chorizo

Independentemente do modo que é chamado, essa carne, que é uma verdadeira tradição da parilla argentina.

Ela é bastante confundida com o bife de chorizo, que também é argentino, possui mesma largura e é retirado da mesma parte do boi, o contrafilé – porém, o chorizo é extraído da região traseira e o ancho, da dianteira. No entanto, o ancho tem uma diferença crucial: sua gordura.

Diferente do chorizo, que possui somente uma capa de gordura externa, o bife ancho também tem uma estreita faixa de gordura interna que, além de separar dois tipos de carne (no caso, o miolo e a capa do ancho), dá a essa peça um sabor único e característico.
Tudo isso é aumentado por seu excelente grau de marmoreio, que ainda confere ao bife ancho maciez e suculência digna de uma carne nobre. Por esses motivos, essa peça é protagonista nos churrascos portenhos e, além disso, vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como preparar o bife ancho

Apesar de poder ser preparado de várias maneiras, o churrasqueiro que quer extrair por completo as maravilhas que o bife ancho pode oferecer a sua churrascada, deve procurar servi-lo, no máximo, ao ponto.

Na hora de temperá-lo, a dica é seguir a tradição argentina e uruguaia, que pede que essa peça seja condimentada somente com sal grosso ou, no máximo, sal médio. Outros temperos como cebola, alho e até pimenta podem cobrir o sabor real que essa carne irá te oferecer. Por isso, assim como grande maioria dos cortes nobres, menos é mais!
Sendo assim, se você ainda não teve a oportunidade de ter o ancho em seu churrasco, corra, pois com certeza ele trará novos conceitos em sabor, textura e suculência a seu evento.

Churrasco de bife ancho

Ingredientes

  • 6 pedaços de bife ancho com cerca de 200 gramas cada um
  • 3 colheres de sopa de pimenta-do-reino preta em grãos fina
  • 1 colher de pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
  • 100 ml de conhaque
  • Sal grosso a gosto

Passo a passo para o churrasco de bife ancho

Para começar, esmague os grãos da pimenta-do-reino e remova as sementes das pimentas dedo-de-moça, picando finamente em seguida. Então, em uma tigela, misture as pimentas com o conhaque.

Besunte os pedaços de bife ancho com a mistura do conhaque com as pimentas e polvilhe sal grosso sem esfregar sobre a carne. Você deve apenas polvilhar para não salgar demais a carne.

Leve o bife ancho para a grelha sobre o braseiro bem quente.

Porém, lembre-se: o braseiro deve estar quente, mas sem chamas, caso contrário, você acabará queimando a carne.

Deixe assar por cerca de 8 a 10 minutos de cada lado, virando com um pegador para não furar a carne. Isto é importante, pois se furar a carne, ela ficará um pouco mais seca ao perder seus sucos.

Depois de assar sobre a brasa bem quente por 10 minutos de cada lado, retire o bife ancho da grelha e deixe descansar por alguns minutos. Assim, os sucos da carne irão se assentar no seu interior e quando você fatiá-la, ela ficará mais suculenta.

E hoje vamos harmonizar com uma cerveja Stout que é um tipo escuro e forte. Tem amargor puxando para o café e malte torrado, em uma composição mais complexa do as lagers comerciais com as quais estamos acostumados. Com um bife ancho mal passado, fecha todas.

Não esqueça de tirar foto do churrasco, postar e marcar a Folha do Mate para concorrer a prêmios.

Essa coluna tem como apoiadores: Venax Eletrodomésticos, Cervejaria Heilige e Bertram Carnes e Salsichões.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome