Quero começar assumindo que adoro uma pizza. Pra falar a verdade, você não deve estar nada chocado ao ler essa informação porque pizza é comida universal e não conheci até hoje alguém que não goste. Enquanto escrevo tenho duas massas dessa pizza que apresento por aqui hoje.

O legal dessa receita, e de tantas outras de pizza é que fazer massa caseira não necessariamente significa que você precisa consumir no mesmo dia. Sabia que dá pra congelar a massa fresca sem precisar abrir e assar antes? Ela fica igualzinha a fresca depois de descongelada e pode ser usada tanto pra pizza quanto pra calzones.

Essa receita que apresento hoje é uma adaptação da receita do Alton Brown no livro Everyday Cook, que aliás, é um livro in-crí-vel que eu recomendo muito. A diferença da receita pra dele é que ele deixa a massa crescer uma última vez antes de montar e eu reduzi o tempo de fermentação para uma vez apenas, por motivos de….bem… preguiça mesmo.

Eu acredito que essa vai ser a última receita de massa de pizza que você vai precisar. Espero muito que goste! Quando fizer, não esqueça da fotinho no Instagram com a #gastronomiava pra eu poder ver a sua versão.

O recheio sugeri algumas coisas, mas a criatividade é livre, hoje a ideia era passar a receita dessa massa maravilhosa.
Pizza é pizza!

Ingredientes
* 5 e 1/2 xícaras (690g) de farinha de trigo ou farinha de pão
* 1 colher de chá (9g) de fermento biológico seco
* 1 colher de sopa de açúcar
* 1 colher de chá de sal
* 2 xícaras de água morna
* 2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo

  1. Em uma batedeira ou bowl, adicione a farinha, o fermento, açúcar, sal (cuide para o sal não entrar em contato direto com o fermento), a água e o azeite. Sove a massa por 10 minutos ou ate2 que fique bem macia e elástica. Caso precise, adicione mais farinha, mas cuide para não deixar a massa pesada. Ela vai ficar levemente grudenta nas mãos e bem macia.
  2. Transfira a massa para um bowl untado com azeite e cubra com um pano. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho (aproximadamente 2 horas). Se preferir, transfira a massa para a geladeira e deixe crescer lentamente lá por 18-24 horas.
  3.  Divida a massa em 3 partes iguais e abra com um a ajuda de um rolo na espessura desejada. Cubra com molho de tomate, queijo muzzarella, palmitos e azeitonas. Leve para assar em forno máximo até ficar dourada. Espalhe manjericão picado e sirva.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome