Saiba como preparar a costelinha com molho barbecue (Foto: Divulgação)
Saiba como preparar a costelinha com molho barbecue (Foto: Divulgação)

BBQ X churrasco

Venho juntando conhecimento na gastronomia, voltado à carne, nesses últimos dois anos. Estudei, observei e participei de cursos e eventos por todo Brasil. Aqui ao lado, algumas fotos com os melhores assadores que temos. Foram várias formas de preparar a carne, experiências e vivências. Eu, um apaixonado pelo churrasco, pelo nosso clássico “costelão” sal e fogo, resolvi encarar esse mundo novo e me surpreendi com o que pode ser feito.

Então, resolvi compartilhar com vocês minhas experiências e montei um material que vamos compartilhar a partir do próximo sábado com um cronograma que vai até dezembro, onde falaremos na minha coluna da Folha do Mate e em material on-line, sobre como preparar esses 20 cortes de carne. Falaremos de grelha, espeto, fogo de chão, defumado em pit e mais algumas coisinhas. Misturando o nosso churrasco com a forma BBQ de fazer e servir… Sim, vamos misturar, e cada um merece seu destaque nessas colunas e vocês entenderão!

Vou contar uma pequena história: fui fazer um curso em São Paulo onde conheci o mestre do Dry Aged. Trabalhei com ele dois dias após o curso em um evento. Cheguei como um gaúcho da fronteira como sou, com as mãos para trás e desconfiado de tudo aquilo. Eles tratavam a carne com um respeito que eu nunca tinha visto! Desde o preparo, o manuseio e o cuidado com fogo, tudo que eu não tinha. Eu já me preocupava muito com a carne, sim, com sua qualidade, com seu marmoreio e com sal que tinha quer ser grosso e pronto.

Depois daquela imersão, chego em casa e minha esposa me pergunta: – Como foi? Eu só tive que dizer uma coisa: – Tu achas que eu sei fazer churrasco? E ela me respondeu: – Sim, o melhor que existe. E adivinhem, meus amigos, enchi o peito para dizer: – Pois é, eu não sabia fazer!

Ela deu gargalhada na minha cara, então fui às compras e apresentei para os amigos o que tinha aprendido… Eram minutos de silêncio a cada pedaço de carne.

Em uma das minhas experiências, em Minas Gerais (onde encontrei as melhores formas de preparar alguns cortes), conversando com um dos Pitmaster do Brasil, o cara que abriu o caminho para todos, em um papo ele me fala: “- Gaúcho vocês têm a melhor cultura da carne nesse país, tenho inveja disso, fala em churrasco se fala no Sul, sempre. Porém, na forma de fazer estão uns 100 anos atrás… É clássico? É! Mas o sabor que vou te apresentar dificilmente você vai conseguir trazer de um espeto.”

Bom, como o grosso da campanha, apenas sorri. Mas quando o japonês me ser serve um Brisket (peito) serei sincero com vocês: eu trocaria qualquer picanha por aquela carne que me foi servida.

Então, depois de dois anos nesse mundo, resolvi montar o meu material onde recolhi todas essas informações, ajustei à nossa realidade e cheguei a esse maravilhoso conteúdo de assados em muitas as formas.

Só tenho a agradecer e dizer aos amigos que depois dessas vinte colunas, o mundo da carne será diferente, e se você está um pouco desconfiado, faça como eu e tente sem medo. E entenderás do que estou falando. Já agradeço pela parceria da Venax e da Helige que já mergulharam juntos no projeto e os demais que estão chegando.

Ah, já ia esquecendo que molhos, acompanhamentos e cervejas harmonizando tudo isso também serão compartilhados. “Se você compartilha o conhecimento é porque entendeu tudo.”

Misturando o nosso churrasco assado com a forma BBQ de fazer e servir. Sim, vamos misturar, e cada um merece seu destaque nessas colunas e vocês entenderão!

Costelinha com molho barbecue

Ingredientes 

2 kg costelinhas de porco aferventadas em água quente

Molho

  • 1 colher (sopa) óleo
  • 2 colheres (sopa) cebola picada
  • 1/2 xícara (chá) açúcar mascavo
  • 1/2 xícara (chá) vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) molho inglês
  • 2 xícaras (chá) katchup
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) chilli em pó
  • 1/2 xícara (chá) água
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo da costelinha com molho barbecue

  • Espalhe sal por toda a carne e coloque para ferver por 10 minutos em um panela com bastante água quente.
  • Escorra a água, arrume as costelinhas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo ( 180º) por 40 minutos.
  • Em uma panela, refogue a cebola no óleo, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver.
  • Acrescente o molho inglês, o katchup, o louro, o chilli em pó e a água e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo ou até o molho engrossar.
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino, coe e reserve.
  • Após os 40 minutos retire as costelinhas do forno, retire o papel alumínio e pincele com o molho.
  • Aumente a temperatura do forno, asse as costelinhas por mais 10 minutos, pincele novamente com o molho, asse mais 5 minutos e repita mais uma vez esta operação.
    Sirva com mais molho à parte.

Saiba como preparar a costelinha com molho barbecue (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome