A flexibilização das máscaras e o retorno à esperada normalidade

O Governo do Estado decretou a desobrigação do uso de máscaras em ambientes ao ar livre. Para muitos, essa flexibilização em nada muda, pois já havia um movimento, pode-se dizer natural, de dispensar as máscaras ao andar pelas ruas e só colocá-las ao ingressar em estabelecimentos.
A partir do anúncio do governo gaúcho, já existem mobilizações para que a flexibilização seja maior e ocorra a liberação, também, para espaços fechados. No Rio Grande do Sul, mais de 30 municípios já flexibilizaram o uso em ambientes fechados, entre eles, Lajeado. Na Capital do Chimarrão, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) solicitou ao prefeito Jarbas da Rosa que seja decretado o fim da obrigatoriedade das máscaras, inclusive em ambientes fechados, o que ainda será avaliado.
Há meses, ouvimos e usamos a palavra normalidade para expressar o desejo de voltar a viver sem as restrições impostas pela pandemia. Desde que a Covid-19 mudou nossas rotinas, há dois anos, tivemos picos e reduções de casos, mas a ‘queda’ das máscaras está sendo o primeiro passo efetivo para este retorno, real, à normalidade.

Encerra a vigência de decreto de racionamento de água de Venâncio

O volume de chuva registrado nos últimos dias melhorou os níveis de água que compõem o sistema de abastecimento de Venâncio Aires, especialmente do Arroio Castelhano. Com isso, não foi renovado o prazo de vigência do decreto municipal de racionamento de água. O documento perdeu vigência ontem.
Ainda assim, o Município permanece sob alerta de emergência hídrica, já que dois caminhões-pipa continuam atendendo demandas por água potável no interior. No auge da estiagem, a a Secretaria de Desenvolvimento Rural chegou a usar três caminhões. Com o fim do decreto de racionamento, também será possível religar o chafariz na Praça da Matriz (foto), tornando o espaço ainda mais atrativo para as famílias e para os visitantes.

Expoagro

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires está com inscrições abertas, até amanhã, para os associados interessados em participar da 20ª Expoagro Afubra. As inscrições podem ser feitas no STR, ou com Claudio Fengler e Raquel Wunsch, em Linha Brasil e Sonia Gielh, em Arroio Grande. Os ônibus sairão dia 24 de março, do STR e de Linha Brasil. A passagem e a entrada no Parque da Expoagro são gratuitos. A 20ª edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar ocorre de 23 a 26 de março, no município de Rio Pardo.

Música

Dois cantores de renome nacional na cena musical sobem juntos ao palco do Teatro Univates, hoje, para abrir a programação de eventos do Centro Cultural em 2022. Thedy Corrêa e Luiz Marenco, em um dueto especial, se apresentam às 20h. Os ingressos variam de R$ 40 a R$ 120 e podem ser adquiridos pelo site do Teatro Univates, em www.teatrounivates.com.br ou pelo Sistema de Inscrições da Univates.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques