A nova identidade dos brasileiros

O Governo Federal anunciou, na tarde de ontem, a criação da nova carteira nacional de identidade para os brasileiros. O novo RG terá o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única de todos os cidadãos. A emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto instituindo o novo modelo de RG entrará em vigor no dia 1º de março.
Segundo divulgado pela Agência Brasil, os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital.
Quando estiver disponível, o novo RG terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Em Venâncio Aires, as identidades são emitidas atualmente junto à agência do FGTAS/Sine, na Rua Osvaldo Aranha, 1004.

Bem-vinda, Alice!

Foto: Arquivo Pessoal

22/02/22. O dia que marcou o último palíndromo da década (quando os algarismos ou letras podem ser lidos da mesma forma de trás para frente e da frente para trás), foi escolhido pela pequena Alice para vir ao mundo.
A filha de Júlia Traesel e Jean Marcelo Petry nasceu no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), por volta das 17h, com 48 centímetros e pesando 3,26 quilos.
Por coincidência, exatamente no dia do nascimento, a mamãe Júlia, que completaria 39 semanas de gestação ontem, ilustrou a capa da Folha do Mate ao lado de mais duas gestantes, que falaram da importância dos exercícios físicos para uma gestação mais saudável. Exemplo sobre a importância do esporte e das atividades físicas não vai faltar para a mais nova integrante desta família. Parabéns!

Clube de Leituras completa 135 anos em abril

A diretoria do Clube de Leituras prepara um evento especial para marcar os 135 anos da entidade, que serão completados no dia 30 de abril. A centenária sociedade é mais antiga do que o município de Venâncio Aires, que completará 131 anos em 11 de maio.
Durante entrevista à Terra FM, o presidente Telmo Kist disse que a ideia é promover um evento no estilo dos bailes que eram realizados anos atrás e muito tradicionais na agenda venâncio-airense. O evento vai ocorrer no dia do aniversário, que cairá em um sábado. Mais detalhes ainda serão divulgados.

Clubes conectados

Clube de Leituras e Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova) apostam na tecnologia para aproximar a comunidade, sobretudo, os sócios. Na última semana, a Folha do Mate divulgou que o Clube de Leituras lançou um site para conectar sócios e também servir de divulgação da estrutura da entidade. Na edição de hoje, a Folha divulga que a Sova lançou, na noite ontem, um aplicativo para marcação de horários para uso de quadras de esportes. Nos próximos meses, a proposta é ampliar os serviços ofertados no dispositivo.

Leite na Expoagro

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve retornar à região dos Vales em breve. No dia 20 de janeiro ele visitou Venâncio Aires, e um mês depois, na nessa segunda-feira, 21, esteve em Rio Pardo para marcar a abertura do ano letivo da rede estadual. A expectativa é de que ele retorne a Rio Pardo para participar da 20ª edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra, que ocorrerá de 23 a 26 de março, em Rio Pardo.
Na segunda-feira, aproveitando a vinda dele na região, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner e o coordenador geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, entregaram o convite ao governador para que ele participe do lançamento da feira, no dia 4 de março, e da abertura do evento, no dia 23. Ao conversar com Werner e Dornelles, Eduardo Leite confirmou a inclusão da feira em sua agenda.

Governador Eduardo Leite recebe convite para a Expoagro Afubra 2022. (Divulgação/ AI Afubra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques